Reisado
São grupos devidamente paramentados com muito enfeites, roupas coloridas, fitas. Chapelões e coroas ornadas com espelhinhos, para refletirem e afastarem maus olhados. O reisado foi introduzido no Brasil via Portugal, onde a tradição ainda é conservada.
Bandas Cabaçais
Tiveram origem dos escravos africanos. Trata-se da tradicional banda de música cabaçal, também denominada “música de couro” ou simplesmente “zabumba”. A Banda Cabaçal se compõe de dois instrumentos sonoros (Pífano) e dois de percussão: Zabumba (bumba) e caixa (Tarol), ambos formados de troncos de árvores e pele de carneiro.
Maneiro Pau
O acompanhamento é apenas o ritmo de troar cacetes, uns nos outros. Em festas públicas, podem trajar harmoniosamente camisas listradas, calças comuns e alpargatas. Há sempre um “tirador” de versos que faz solo improvisado ou com produção de outra pessoa. A toada e dolente e monótona como a música do baião primitivo.
Pastorinhas
As pastorinhas da cidade e dos bairros, entoando cânticos, acompanhados de maracás, todas primado por louvação ao Menino Deus, Nossa Senhora e Sagrada Família. Passaram a cantar na velha lapinha da casa de caridade, fundada em 1864 pelo Padre Ibiapina. É um gruo característico do período natalino.
Dança de São Gonçalo
São Gonçalo do Amarante é, no dizer do povo, o santo casamenteiro, patrono da fecundidade e ainda padroeiro dos violeiros. São Gonçalo tocava viola e utilizava-se da dança para fins religiosos. A dança de São Gonçalo foi difundida em vários estados s e portugueses.
Dança do Côco
Embora sejam usados instrumentos com o bater nas mãos em conchas e pancadas dos pés no chão, lembra o som de quebrar côco, o que explica a origem do nome. Uma das modalidades compõe-se de uma roda de homens e mulheres, tendo no centro um solista que canta e executa os passos.
De origem Afro-Ameríndia, a dança do côco do Sítio Farias e Sítio Santo Antonio em Barbalha teve origem no período da farinhada.
Pau e Fitas
A dança de fitas é uma dança milenar européia incorporada ao nosso folclore.Um mastro guarnecido de fitas e mantida por um menino. Da ponta do mastro saem várias pontas de fitas. Segurando as pontas destas fitas, os pares realizam passos de dança em redor do mastro, obedecendo a um guia. O acompanhamento é executado através de violões, sanfonas e pandeiros. Esse ritual caracteriza-se também como reverência à árvore e é realizada na comunidade do Sítio Farias.
Capoeira
É de orígem Afro-Brasileira. Usavam-na com arma de defesa. Hoje é, sobretudo, um jogo atlético, uma demonstração pacífica de destreza. A forma primitiva da capoeira chegou ao Brasil com os negros Bantus, originário da África Ocidental. Ainda hoje observam ligações de capoeiragem com crenças, cerimônias e cânticos do folclore brasileiro.
Bumba-Meu-Boi
É uma dança dramática popular, cuja narrativa gira em torno das peripécias, morte e ressurreição de um boi, figura principal da dança. Em Barbalha, eles se apresentam por ocasião da Festa de Santo Antonio. Sua orígem deve ser portuguesa.
Quadrilhas
De orígem francesa. Os participantes de hoje a consideram uma dança brejeira, de orígem caipira. Os principais componentes são os noivos, o padre e os pais dos noivos. A quadrilha começa com a realização do casamento matuto, formada com vários pares com muitos tipos de passos. Esses passos estão sendo modificados e a criatividade dos organizadores estão trazendo muitas novidades.
O Vaqueiro
O vaqueiro é uma espécie de pastor do gado, o guarda-reses, que é todo rebanho em uma fazenda de criação. Usa vestes de couro da cabeça aos pés, chapéu, gibão, guarda-peito, perneiras, luvas e entre os apetrechos do vaqueiro estão a careta, o chocalho e a peia.
Grupo de Penitentes
Grupo que ainda se utiliza de práticas medievais como autoflagelação.
Um dos grupos que chamam mais a atenção, os Penitentes, organização religiosa formada por homens simples, praticam atos religiosos medievais como o autoflagelo. São mantidos aspectos da religiosidade popular herdados da Idade Média européia, extraídos da narrativa do mestre decurião Joaquim Mulato(já falecido). O atual decurião é Severino Rocha, hoje Mestre da Cultura à nível estadual. Os rituais de penitências apareceram nos primeiros séculos da era cristã para domar os desejos da carne e as fantasias do espíritos.
Os homens saem para as procissões vestidos com opas pretas, decoradas com cruzes e capuzes branco. As mulheres se vestem de cinza, com a cabeça coberta por véus branco. As orações são centenárias. A penitência diária para as mulheres é a oração. Já os homens se submetem a um ritual ais impressionante que remete aos primeiros séculos da igreja e a santos mártires e guerreiros como São Sebastião e São Bernardo.(adaptação do texto de Antonio Vicelmo.
Pau de Sebo
É um número folclórico muito apreciado pelo público desta cidade, na Festa de Santo Antonio, mais precisamente no dia do Pau da Bandeira. O objetivo é alcançar o topo do mastro de madeira para de lá retirar o prêmio em dinheiro.