barbalhaesquecida.com.br

Libânia Callou de Sá Barreto Sampaio

Libânia Callou de Sá Barreto Sampaio nasceu no Sítio Saquinho, município do Crato em 12 de março de 1947. Mas se tornou uma barbalhense de coração.

Atualmente reside na Rua Totonho Figueiras, 253. Bairro: Centro – Barbalha – Ce. Filiação: José Pacifer de Sá Barreto e Maria Sinhá Callou de Sá Barreto.

Rita Inez, Leni, Inês Tânia, Nilce, Lígia e Libânia

Seus irmãos: Maria Leni de Sá Barreto Callou, Francisco Murilo de Sá Barreto (In Memoriam), Maria Nilce Filgueira Correia, Antônio Edio Callou (In Memoriam), Rita Inez Callou de Sá Barreto, Maria Cervula Callou (In Memoriam), Maria Lígia Callou (In Memoriam), Maria Lígia Callou de Sá Barreto Santana e Inês Tânia Callou de Sá Barreto Sampaio. Foi casada com: Antônio Gildásio Sampaio (In memoriam)

Libânia Callou de Sá Barreto Sampaio e seu esposo Antônio Gildásio Sampaio (In memoriam).

Batizou-se, fez a primeira comunhão e a crisma, na Matriz de Santo Antônio de Barbalha.

Fez seus primeiros estudos no Colégio Nossa Senhora de Fátima. Cursando nesse estabelecimento, todo o curso primário e concluindo em 1968, o diploma de professora, possibilitando o exercício do Magistério.

Em 1976, licenciou-se em letras pela URCA, fazendo nesta mesma instituição de ensino a sua Pós-graduação.

Participou do Seminário de língua portuguesa em 1970. Em 1984 fez o Curso de Treinamento das Escolas Normais.

Em 1976, em Fortaleza, fez o Curso de Atualização em Língua Portuguesa. Em 1986 e 1987, em Recife fez os Cursos Português I e Português II, fez também o Curso de Tecnologia Educacional Aplicada ao Ensino de Português no Primeiro Grau.

Em 1988 no Recife, fez o Curso de Redação e o Curso de Treinamento para Pessoa docente das Escolas Polivalentes.

Em 1994, em Sobral, Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental.

Na cidade do Crato, ainda universitária, lecionou português no Colégio Madre Ana Couto e no Colégio Municipal.

Na cidade de Juazeiro do Norte lecionou português nas Escolas: Escola Normal Professor Moreira de Sousa, Colégio Municipal, Escola Polivalente. Em Barbalha foi Professora de Português na antiga Escola de Comércio, no Colégio Estadual Adauto Bezerra Lecionou aulas de redação e português, também deu muitas aulas particulares.

Libânia sempre gostou muito de ler poesias e sempre se dedicou ao estudo de Português e de redação.

Escrita por: Inês Tânia Callou de Sá Barreto Sampaio.

 RECORDANDO

Libânia de Sá Barreto Callou, filha de Dona Sinhá e Pácifer de Sá Barreto Callou. Mulher de uma cultura invejável, carinhosa em suas palavras, em seu olhar, conhecedora da história de Barbalha, tem no seu vocabulário sempre palavras amigas. Libânia, conhecida na sociedade de Barbalha, como mulher romântica, querida por todos, que aprecia belas músicas e conquista amizades com facilidade. Essa é, a Libânia que eu conheço!

Fonte: Jose Lúcio

Revivendo momentos inesquecíveis com a família Callou. Jose Lúcio com Libânia e Maria Sinhá Callou de Sá Barreto, uma doçura de mulher. Na foto abaixo, estamos na rua Totonho Filgueira, onde reside Dona Sinhá como 100 anos (2012) bem vivido.

JL: LIBÂNIA CALLOU, SEM ADJETIVOS. BELISSIMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fonte: Jose Lúcio

Sessão solene de entrega da medalha Santo Antônio realizada no dia 04 de dezembro de 2020.

Momento de reconhecimento a personalidade em educação minha querida professora Libânia Callou de Sá Barreto Sampaio. Noite inesquecível ao lado do presidente da Câmara Municipal de Barbalha Odair José De Matos Matos.

Fonte: Odair José De Matos Matos.

 

barbalhaesquecida.com.br