barbalhaesquecida.com.br

BARROCÕES E CANALETAS DE PEDRA – VISTA AÉREA.

Parece um lagarto que a natureza esculpiu!

Uma das mais belas paisagens regionais, “Os Gamenhas”. Aqui resiste ao tempo parte das canaletas de pedra e cal que abastecia a cidade d’água por gravidade a partir da fonte do camelo da Chapada do Araripe no início do Século XX.

Colaboraçã Josier Ferreira da Silva.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é canaletas-2.jpg
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é canaletas-1.jpg

Estávamos no inicio do Século XX quando o Rabula José Bernardino Carvalho Leite, estava prefeito desta cidade, e preocupado com abastecimento de água,  juntamente com o Cel. João Coelho de Sá Barreto canalizaram água para a cidade em “levadas” de alvenaria, construídas de pedra tosca com cal, à partir da Fonte do Camelo, com uma grande visão de líder e uma verdadeira obra de engenharia moderna, com todo conhecimento da lei da gravidade.

Quem visita hoje o “morro” onde finaliza o Bairro do Rosário, encontra metros e mais metros dessa importante obra em estado de conservação, não pela mão humana, mas pelo conhecimento e responsabilidade dos que a construíram facilitando assim a vida dos seus barbalhenses, levando o precioso liquido para o local que era conhecido na época como “A ENCANAÇÃO”., onde se enchiam e transportavam as cargas d’agua no lombo dos animais, lavava-se roupas sujas e ainda existiam os banheiros públicos onde muitas pessoas, depois de um dia de trabalho procuravam os referidos banheiros economizando assim a água armazenada em casa.

José Bernardino Carvalho Leite era um homem progressista, foi có-fundador da primeira companhia de águas de Barbalha, também có-fundador de jornais e colégios na cidade. Em 1904 fundou o Jornal Correio do Cariri, pioneiro na imprensa do nosso município.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é canaletas.jpg

b 4

 

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é b-5.jpg
b 4

Co-participação: Carlos Aparecido e Reginaldo Landim

Redação: Celene Queiroz

barbalhaesquecida.com.br