José Océlio Ribeiro Feitosa.
Nascido em 04.05.1940
Falecido 25.02.2011.
Filho de Raimundo Ribeiro Feitosa e Maria Ribeiro Macêdo Feitosa, o senhor José Océlio teve 10 filhos, dois falecidos logo após o nascimento e os demais são: Océlio Jose Sampaio Feitosa, Oceilma Sampaio Feitosa, Oceildo Sampaio Feitosa, José Ovídio Sampaio Feitosa, Cícero Adriano Sampaio Feitosa, Zaqueu Sampaio Feitosa, Jackeline Sampaio Feitosa Rocha e David Sampaio Feitosa. Filhos do Casamento com a Senhora Maria Ailma Sampaio Feitosa e um filho fora da União Conjugal Ítalo Morais Feitosa.
Homem que cursou somente o segundo grau, no entanto possuía uma inteligência extraordinária, chamado pelo Dr. Napoleão de polivalente pela habilidade em consertar máquinas, e outros problemas em elétrica e hidráulica, o mesmo era referencia no cariri como técnico em radiologia. Foi 37 anos de técnico em radiologia no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo e técnico de recuperação das maquinas de raios-X, trabalhou nos hospitais Santo Antônio, São Lucas, Santo Inácio e Casa Torres.
Ao longo de sua trajetória trabalhou como guarda sanitarista do Estado do Ceará, com curso em aperfeiçoamento em Recife Pernambuco, eletricista por muitos anos de muitas famílias da nossa terra como Irmãos Costa, família Torres Quental, Sampaio, dos engenhos de rapadura de José Olegário da Cruz dentre outras.
Amigo e companheiro de trabalho do Monsenhor Eusébio de Oliveira Lima, o mesmo trabalhou como eletricista, encanador hidráulico da Paróquia de Santo Antônio, era responsável da barraca do Bom Jesus no Distrito Do Caldas e barraca de Santo Antônio nosso padroeiro, além de ter sido responsável de restaurar as imagens sacras das Igrejas de nossa cidade durante muitos anos. Pessoa da grande estima do Monsenhor o mesmo relata esses fatos nos dias atuais.
José Océlio cultivou muitos amigos, nos diversos ambientes em que trabalhou. Na política onde foi suplente de vereador por duas vezes, tomando umas com os companheiros de longas datas no bar de Mozé e no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo amigo da Irmã Edeltraut pessoa da confiança no tempo em que a Irmã esteve à frente da direção do hospital, era carinhosamente chamado de filho pela Irma Edeltraut. Na condição de filho e admirador de um legado de honestidade, trabalho, dedicação ao povo da Barbalha e acima de tudo homem de caráter e cumpridor de sua palavra, venho por meio desse breve relato do meu pai José Océlio pedir através do amigo e vereador Rildo Telles a denominação de logradouro público.
HOMENAGEM
O ilustre José Océlio, foi homenageado pela Câmara Municipal com o seu nome na antiga Rua 14 de maio, próximo a Matriz de de Santo Antônio.
Rua José Océlio Ribeiro Feitosa.
Na placa um resumo do homenageado:
COMENTÁRIO
Sr. José Océlio Feitosa e irmã Rosa, diretora do H.S.V.P. Zè Océlio, como era carinhosamente chamado, amigo de todas as horas, trabalhava no raio x do hospital. Quem não o conhecia? Homem brincalhão, trabalhador. Amante de uma cervejinha no bar do Mozé, puxado a um cigarro. Temos saudades do amigo. Formou uma grande família.
Facebook de José Lúcio Sampaio Rolim – Sitonio Gomes.
Fonte: Arquivo da Câmara Municipal de Barbalha.
Colaboração: Zaqueu Sampaio Feitosa.