barbalhaesquecida.com.br

ANTIGO BEC – BANCO DO ESTADO DO CEARA EM BARBALHA.

O Banco do Estado do Ceará S/A (BEC) foi fundado em 23 de junho de 1964 pelo então presidente da república do Brasil Castelo Branco em sintonia com o Governador do Ceará Virgílio Távora. Em 2005 foi privatizado, passando a pertencer ao grupo Banco Bradesco.

O BEC era uma instituição financeira sólida e lucrativa e, inegavelmente, um dos maiores orgulhos do povo do Ceará, chegando a ser classificado, em 1994, entre as 50 maiores instituições financeiras do Brasil, incluído no restrito clube dos Bancos da América Latina de menor risco, considerado pelas autoridades monetárias e por especialistas do mercado como modelo de Banco Estadual sério e profissionalizado.

O banco tinha o intuito de levar desenvolvimento para o estado do Ceará. O BEC possuía 70 agências bancárias espalhadas por todo o estado do Ceará, além de estar presente também em vários estados, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é imagem2.png

Antigamente as economias e poupança do povo barbalhense por muito tempo foram depositadas nos velhos baús, correndo riscos, como naqueles tempos em Barbalha era apenas uma Vila. Mas, no dia 11 de março de 1971, portanto, 49 anos atrás, a progressista cidade ganhou a sua primeira agência bancária, do BANCO DO ESTADO DO CEARÁ S/A – BEC, como Agente Financeiro do Governo do Estado, atendeu as necessidades crediticias em todos os setores da economia do Estado: Primária, Secundária e Terciária. Além de concessão de empréstimos prestou relevantes serviços como: Recebimento de Depósitos, Tributos Federais e Estaduais, Taxas de Seguros, Contribuição do FGTS, INPS e FUNRURAL, efetuou pagamentos aos segurados do FUNRURAL, INPS, IPASE e IPEC. Manteve convênios com seguradoras e montepios e uma série de outras operações bancárias.

A agência de Barbalha atendia clientes de Crato e Juazeiro. As agências mais próximas eram de Várzea Alegre e Cedro Ceará. As agências de Crato e Juazeiro vieram alguns anos depois.

O BEC inicialmente funcionou na esquina das ruas do Vidéo com Pinto Madeira. Depois foi construída a agência, onde hoje é o Banco Bradesco na Rua Totonho Filgueira, 365 – Centro – Barbalha – Ceará. No início, a entrada do BEC era pela rua Neroly Filgueira. O primeiro Gerente nos dois prédios foi Humberto Andrade Leite.

No dia 11 de março de 1971 Barbalha ganhou a sua primeira agência bancária, Banco do Estado do Ceará – BEC. Inicialmente funcionou em sede provisória, à rua do Vidéo, 114, com a seguinte equipe: Gerente – Humberto Andrade Leite; Sub Gerente – Washington Ferreira Rocha; Caixa – Raimundo Saraiva Brito e Agente de Crédito Rural – Zacarias de Oliveira Castro Neto.

Fonte: Revista do Centenário de Barbalha – Editor – Antonio Josimar da Silva.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_do_Estado_do_Cear%C3%A1

Colaboração Antonio Reginaldo Landim.

barbalhaesquecida.com.br