barbalhaesquecida.com.br

 

JL/: Sr. Pedro de Velho, (In memoriam) como era conhecido, foi comerciante, no Bairro do Rosário, dono de uma bodega. Pai de uma grande família! sendo um deles: “Sr. Antonio de Pedro de velho” como chamamos. Grande figura daquela época.


 

JL/: Dr. Roséo Miranda, tio de Dr. Napoleão Tavares Neves.  Engenheiro agrônomo, casado com D. Aide Sampaio Miranda, homem culto, morou por muitos anos no campo de sementes (EMBRAPA), onde era o chefe. Dr. Rosendo, como chamávamos carinhosamente, é uma figura agradabilíssima, sabia de tudo, inlectual por natureza! já em uma idade avançada, mostra a foto, morava em Barbalha, onde viveu cercado pela sua família!


 

JL/: Sra. Maria Adália do Nascimento Duarte, tia do Sr. José Lúcio, mulher de fibra, matriarca de uma grandiosa família, com muitos netos, bisnetos, era esposa do Sr. Plácido Macêdo do Nascimento (In memoriam). Aos seus 92 anos, muito forte e de uma felicidade mostrada em seu semblante.


 

JL/: Sr. Geraldo Luís Fernandes “Geraldo Doceiro” (Im memoriam) com seus 80 anos, forte e firme, andava nas ruas entregando seus doces de leite, em sua bicicleta. Geraldo contava em suas andanças que a mais de 60 anos fazia doces, e nunca sobrou.


 

JL/: João Côro de Gato, (In memoriam) como era conhecido, homem simples, falante, era conhecido como lavador e encerador de casas, durante muitos anos. João vivia fazendo faxinas nas casas na Rua do Vidéo, saindo de uma, e indo para outra. Era assim a vida do nosso João. saudades!


 

JL/: Dr. Pio Sampaio, e Dona Leticia, (In memoriam) casal de uma doçura, inigualável! Dr. Pio foi médico, fez milhares de partos aqui em Barbalha, foi Dep. Estadual, Sec. de Saúde do Ceará, sempre com uma humildade gregoriana. Foi médico do deneru, andava pelos sítios afora consultando o povo, pior, é que era A pé com Zé Barreto. As vezes de jeep, enfim, um homem que deixou sua marca em Barbalha, jamais será esquecido. Saudades!


 

JL: Sr. Alírio Alencar (In memorian) era escrivão em Barbalha, filho de Dona Juvinha, que era a dona do cartório, mas com advento, quando Dona. Juvinha foi morar em outra cidade, Alírio tomou conta do cartório! Alírio era uma pessoa divertida, muito alegre. viveu a vida! mas morreu prematuramente, devido suas extravagancias, com bebidas. saudades!

COMENTÁRIOS:

Lusmário Rodrigues

O nome escolhido para o filho seria Luiz Mário, em homenagem a um jogador da época. Por estar embriagado, Alirio se enganou e colocou na criança o nome de Lusmário. Essas me contaram, não lembro do fato. Rsrsrsrs.

Antonio Josimar da Silva

Uma grande figura. Ele escrevia para o nosso jornal (Giovani Soares, Geraldo Marcelino e Antonio Josimar eram os dirigentes) “A VOZ”, de Barbalha. Um intelectual, que também foi da primeira turma da Faculdade de Direito do Crato.

LU Bartsch

Ele também tinha mania de trocar as Datas de nascimentos das crianças, ou ele aumentava, ou ele diminuía, eu fui uma das vítimas, provavelmente ele deveria estar com uns whiskies na mente, ele era muito moderno para Aquila época!!!

Antonio Josimar da Silva

Quando eu fui registar o meu primeiro filho, com o meu nome acrescentado de II(Segundo) ele relutou. Disse ser cafona (o que hoje chamamos de brega). Mas, terminou registrando.


 

JL: Dom Mário Gurgel (In memoriam), padre salvatoriano que serviu aqui em Barbalha nos anos 60, suas homilias eram destaque, pois as fazia com muita propriedade e eloquência. Convidado para ir ao programa do Jô Soares. Foi feita uma pergunta sobre suas homilias, ele respondeu que os 5 primeiros minutos é a palavra de Deus, os outros 5 minutos é o padre que fala para os fiéis, passou dos dez minutos é o satanás, o povo não presta atenção, o padre fica falando sozinho. Dom Mário tinha uma mania de pegar na cabeça de seus alunos e dizia – ” miserável “, quem lembra? assim foi esse grande sacerdote!


 

JL/: Foto de José Lúcio Sampaio (In memoriam) com o Sr. Julião Macêdo( In memoriam) em seu bar, no Sitio Buriti. Sr. Julião, era um cidadão sisudo, mas, muito receptivo, certa vez ele disse a José Lucio que queria viver 100 anos, infelizmente não deu certo seu prognóstico. Deixou um exército de amigos, e muitas saudades!!!

Fonte: Face do Sr. Jose Lúcio.


 

Da esquerda para a direita: Anchieta Garcia, Regnoberto Duarte, Agildo Alencar e Osvaldo Garcia em frente a farmácia Santo Antonio na Rua do Vidéo, gerenciada João Teixeira de Luna (Dindim).

Fonte: Everardo Feitosa.

barbalhaesquecida.com.br