Em Barbalha, nasceu a A.A.C – Associação Atlética Cariri que fez renascer no espírito do desportista barbalhense um maior interesse pelo esporte bretão na cidade de Barbalha Ceará.
De acordo com a Lei n.º 515, Artigo 1º, de 27 de setembro de 1967, sancionada pelo Prefeito Municipal Antônio Costa Sampaio, fica considerada de Utilidade Pública, a Associação Atlética Cariri da cidade de Barbalha, sociedade que goza de personalidade jurídica e de caráter sócio esportiva.
O Cariri foi bicampeão nos anos de 1964 e 1965; campeão dos campeões nos anos de 1968 e 1969 campeão barbalhense em 1978 e 1980, e, vice-campeão em 1970.
Em pé da esquerda para a direita: Rubens, Luís Campos, Antonio Afonso, Gena, Índio e Nivaldo. Agachados: Ailton, Zé Roberto, Egídio, Luciano, Dodó e o massagista Raimundo.
Da esquerda para direita Nino, Telisvaldo, Luciano e Ailton.
No domingo, dia 16 de janeiro de 1983, o Cariri enfrentou a forte equipe do Fortaleza Esporte Clube, por ocasião da inauguração do Estádio Dr. Antonio Lírio Callou “O Inaldão” saindo derrotado pelo placar de 1 x 0.
O Cariri tinha como diretor, o desportista Albert Einstein de Freitas Noca, que bem soube levar o seu time a retumbantes vitórias.
Recordando a Associação Atlética do ano 1959.
EM PÉ: Raimundo Francilino, Zé Neguim, Zé Preto, Nilton, Raimundo Pio, Chico Boró, J. Caboclo, Bodinho, Duduz e Zé de Adeço. Agachados: Izim, Zé Ferreira, Da Luanda, Antonio de Marica, Paulo de Muluca e Domingos.
Recordando a Associação Atlética Cariri final dos anos 60 e início dos 80.
Em Pé da esquerda para a direita: Zé Ferreira, Izim, Zé Francelino. Paulo de Muluca, Bodim e Pedro Edilson (Mora em Cacoal/RO).
Agachados: Baiá de Maria de moça (In Memoriam) Degô ex. Sargento da Marinha mora na Florêncio de Alencar, Duduz cujo nome era Jesus almeida, o Duduizão no Bairro do Rosário e em sua homenagem, Luiz Araújo (In memoriam), Chico Boró (In memoriam). Obs. Os dois únicos vivos desse time são Pedro Edilson e Degô já ultrapassaram os 80 anos, devem ter aproximados 86.
Associação Atlética Cariri nos anos 80.
Em Pé da esquerda para a direita: Luiz Eugênio (Pé de Pato) Lu do Buriti (In memoriam), Luciano de Maria de Moça, Sinval, Biloso (In Memoriam), Antonio Magão e o saudoso Telisvaldo. Agachados: Juciê Duarte. Fonseca, Ailton Dias (In memoriam), Luciano Araújo e o saudoso Dodó Francelino.
Colaboração Antonio Felix Baixinho.
Cariri Sporting Club -1986 e 1987
Em pé: Einstein(Thinner), Fafau, Luiz pé de Pato, Gevaldo, Sival, Marcelo e Luciano Mongoló.
Agachados: Jarbas, Virgílio, Virlânio, Bitonho, Dodó e Tuca.
Em pé: Bosco, Chico preto, Biloso, D. Saldanha, Sidney e Telisvaldo.
Agachados: Pipica, Fonseca, Ailton, Luciano Araújo e Dodô.
Anos 70.
Da esquerda para a direita: Foguinho, Leto Rocha, Chico de Nita, Wilton Bezerra, João Hilário, Vicente e Tintim.
Jogo Cariri 5 x 2 Sporto Crato. Estádio Antonio Lyrio Callou “O Inaldão”.
Cariri de Muitos Anos Atrás. Foto original do saudoso amigo Vinícius Livônio.
Colaboração facebook: Tércio Freitas
CARIRI ATUAL
A Associação Atlética Cariri atualmente trabalha com projetos sociais, procurando educar através do esporte com escolinha de futsal para crianças de 1 a 5 ano, como também de futsal e futebol de 12 a 17 anos. Escolinha de futsal feminino, futebol sub 20 e ginástica feminina.
A Associação Atlética Cariri possui documentação e é devidamente reconhecida de utilidade pública. (conforme documento abaixo).
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA CARIRI.
Lei n.º 515
Considera de utilidade pública, Associação Atlética Cariri.
A Câmara Municipal de Barbalha aprovou, e eu, Prefeito Municipal sanciono a
seguinte lei:
Art. 1º – Fica considerada de Utilidade Pública, a Associação Atlética Cariri
desta cidade, sociedade que goza de personalidade jurídica e de caráter sócio esportiva.
Art. 2º – Revogam-se as disposições em contrário, entrando esta Lei em vigor na data de sua publicidade.
Paço da Prefeitura Municipal de Barbalha, 27 de setembro de 1967.
Antônio Costa Sampaio
Prefeito Municipal