Quadro administrativo da Fundação atual (2020).
Diretora Presidente: Antônia Fabíola Sampaio Saraiva
Diretor Executivo: Dr. José Correia Saraiva
Diretor Financeiro: Dr. João Correia Saraiva
Diretor Técnico: Dr. George Wallisson Severo de Sá
FUNDADORES
A Fundação Otília Correia Saraiva – FOCS é uma entidade reconhecidamente de utilidade pública nas três esferas governamentais, sem fins lucrativos, sediada no município de Barbalha. É mantenedora de dois, dos principais hospitais, do Sul e Centro Sul do Estado do Ceará: o Hospital Santo Antônio (38 anos), referência e pioneiro na região em Neurologia e Neurocirurgia. Além de atender a outras especialidades como Cirurgia Geral e Nefrologia; e o Hospital do Coração do Cariri (19 anos), sendo o pioneiro e ainda hoje a única referência para o tratamento de doenças cardiovasculares de média e alta complexidade.
A existência desses dois hospitais da Fundação Otília Correia Saraiva é de fundamental importância para o tratamento de diversas patologias que outrora só era possível nas capitais. Ambos atendem cotidianamente a todo o Centro Sul e Sul do Estado do Ceará, composto por 45 municípios e uma população assistida de cerca de 1,5 milhão de habitantes. Além de vários outros municípios dos vizinhos estados do Pernambuco, Paraíba e até do Piauí.
HOSPITAL DO CORAÇÃO DO CARIRI
Dispõe atualmente de 70 leitos clínicos e cirúrgicos (em processo de ampliação para 100 leitos); 8 apartamentos (convênios e particulares). E uma moderna UTI coronariana, com 10 leitos (100% SUS), equipada com o que há de mais moderno em equipamentos. Além de com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, para o tratamento eficaz e humanizado aos nossos pacientes.
O Hospital do Coração dispõe da equipe mais completa para o tratamento de doenças cardiovasculares de todo o Sul e Centro Sul do Estado. São mais de 30 profissionais médicos renomados, dentre os quais estão: cirurgiões cardiovasculares; cardiologistas clínicos; hemodinamicistas; ecocardiografistas, entre outros, proporcionando toda segurança e humanização, desde às consultas aos procedimentos cirúrgicos; na realização de exames, desde os mais simples aos minimamente invasivos; ou nos tratamentos clínicos. O Hospital do Coração do Cariri está localizado à rua Zuca Sampaio, 685, no bairro Santo Antônio, na cidade de Barbalha. Seu telefone para contato é o (88) 3532 7707. Email de contato: caririfundacao@ig.com.br site: www.focs.med.br
HOSPITAL SANTO ANTÔNIO
Hoje, o Hospital Santo Antônio dispõe, à sua volta, de um leque de atendimentos que possibilitam aos seus pacientes o conforto no acesso fácil e prático sem que o paciente tenha que sair do complexo, para ter contato com serviços como: completo serviço de imagem (com tomografia, mamografia, ultrassonografia, densitometria óssea e hemodinâmica), através da Clínica CEDIMAGEM. Além do aparelho próprio de ressonância; laboratório de análises clínicas, por meio do Bio Vida; e a serviços de hemodiálise, através Clinirin. Todos serviços de excelência, anexos ao hospital.
Além de uma estrutura de atendimentos composta por 164 leitos, sendo: 20 apartamentos (particulares e convênios); um dos maiores e mais modernos centros cirúrgicos da região, com 08 salas cirúrgicas; 03 UTI´s, sendo: 01 UTI Geral (10 leitos, 100% SUS); 01 Geral(10 leitos, particulares e convênios), e a nova UTI Pediátrica (10 leitos, 100% SUS).
O corpo clínico é composto por 123 médicos, nas mais variadas especialidades. Desde neurologista, neurocirurgiões, cirurgiões gerais, que conduzem as principais especialidades do hospital (Neurocirurgia e Cirurgia Geral), como também generalistas e até pediatras.
São mais de 500 profissionais envolvidos para oferecer um atendimento humanizado e eficaz, nas mais diferentes funções e especialidades, sem perder o foco para as suas principais marcas: a neurocirurgia e cirurgia geral.
O Hospital Santo Antônio está localizado à Av. Paulo Maurício, s/n, no bairro Santo Antônio, na cidade de Barbalha. Seu telefone para contato é o (88) 3532 7700. Email de contato: caririfundacao@ig.com.br site: www.focs.med.br
Por Egberto Santos.
Enviado no dia 06/07/2020.