barbalhaesquecida.com.br

JL: Sr. José Pedro (in memoriam) foi um dos apanhadores de lixo em Barbalha, só ele que varria e apanhava os lixos das ruas de Barbalha.

JL: Dona Vilma soares com sua irmã dona Vilma.

JL:  Dona Santaninha (In memoriam) no dia do seu aniversário, uma mulher religiosa, belíssima mãe, amorosa com seus filhos.

JL: Sr. Pedro Grangeiro (In memoriam) esposo de dona Agênice Torres Grangeiro, foi funcionário dos correios, homem calmo, educado, simples, pais de: Meiry, Cezar, Tébio, Rosimeyre e Gledson.

JL: Sr. Domingos Coêlho Cerreia, com 30 anos de idade, um verdadeiro galã daquela época.

JL: Para o desporto de Barbalha, essa fotografia, talvez seja a mais importante da história esportiva de nosso município. foi na inauguração do estádio dr. lírio Callou (o Inaldão) vejam os homens presentes ao ato inaugural. da esquerda para direita: Sr. Edmundo Sá Sampaio, Dr. lírio Callou (doador do terreno) anônimo, Sr. José de Sá Berrêto, (cerimonialista), Gen. Humberto Helére (Gov. em exercício) Sr. Antônio Costa Sampaio, (prefeito)prof. Adávio de Sá Berrêto, Sr. Assis Ambrósio(fotografo) e por trás de Zezé, o Sr. Nelidson Duarte Fernandes Távora na cerimônia de inauguração. uma história singular, esportiva de Barbalha.

Salve! Agenor de Sá Barreto e o seu violão de ouro.

JL: Cine Neroly, depois, cine teatro Neroly Filgueira. foi em homenagem a esse cidadão Sr. Neroly Filgueira Sampaio, que acidentalmente faleceu, homem que naquele tempo já tinha uma visão futurista.

JL: Sr. Antônio Sá e sua esposa dona Ismênia, casal que teve uma grande família, dentre eles Bosco Sá, Marcos Sá, comadre Rita Sá, e outros, pois são muitos! um grande casal.

JL: Uma fotografia para as pessoas que são mais velhas, e conhecem a família do Sr. Luís Filgueira Sampaio, nessa foto é o sr. Vilecy Filgueira, com uma senhora que criou os filhos de dona Déa, chamavam carinhosamente de mãe preta. Todos os filhos tinham um amor de mãe por ela. E, esse garoto que está ao lado parece ser Nino, filho do Sr. Vilecy.

JL: Sr. Antônio, e Dona Olinda (In memoriam) sua esposa, em sua casa. Antônio foi mestre de pedreiro por muitos anos, aposentou-se, agora tem um comercio em sua residência! formaram uma família grande, um cidadão muito educado.

JL: Luís Araújo (In memoriam) era um desportista muito conhecido e queridíssimo na cidade de Barbalha.

JL: MARIA ALACOQUE SAMPAIO: Filha de José de Sá Barreto Sampaio (Zuca Sampaio) e Maria Costa Sampaio (Mãe Yayá), tiveram 09 filhos, sendo ela a oitava filha do casal. Em sua feliz trajetória terrena foi musicista, poetisa, pintora, compositora, pianista e autora da letra e música do hino: “Canta Barbalha”, hino oficial da terra de Santo Antônio. Publicou três livros. Uma de suas belas pinturas “A última Ceia”, ornamenta o altar da Igreja de N. S. do Rosário. Na terra foi um exemplo de humildade e simplicidade. Nasceu em 01-02-1906 e adormeceu no Senhor em 20-09-1994, no mesmo casarão e na mesma cama onde nasceu, cumpriu a sua missão. (Está no centro da foto).

JL: Sr. Nêco Macêdo, (In memoriam) com sua esposa, na varanda de sua casa, no Sitio Buriti. Homem muito correto, era afilhado do Sr. Antônio Francisco Sampaio.

JL: Um artista artesão ” Barão ” como é conhecido. Filho do Telê, faz essas obras que vocês estão vendo na fotografia, e muito mais. Mora na Rua Florêncio de Alencar, aqui em Barbalha. Um verdadeiro artista!

JL: Grande tenor barbalhense, cantor e seresteiro. Sr. Eudossio Raimundo Ferreira.

JL:  Sra. Tereza Batista Barros, (In memoriam) filha do nosso saudoso Mestre Pedro. mãe da nossa querida amiga Tereza Cristina.

JL: Os filhos de Sr. Zuca Sampaio e Mãe Yayá. Por ordem da direita para esquerda: Dr. Leão Sampaio, Sr. José Barreto Sampaio, Sr. Paulo Sampaio, Sr. Antônio Costa Sampaio, Dr. Pio Sampaio, Gen. Expedito Sampaio. Esses são os homens, faltando só uma mulher dona Alacoque Sampaio que não está na fotografia. Uma grande família.

JL: Sr. Pedro Duarte Grangeiro (In memoriam) pai do ex. prefeito de Barbalha Sr. Joaquim Duarte Grangeiro, do Sr. Zeca Duarte Grangeiro, e de Antônia Duarte Sampaio. O Sr. Pedro foi delegado da cidade de Barbalha no período de 1914, quando houve a invasão (saque) dos jagunços de juazeiro, em nosso comercio. Foram mais de três mil homens, expulsando de Barbalha todos os senhores abastados, indo para os sertões de Pernambuco.

JL:  Sr. Henrique, trabalhou dezenas de anos na Casa Sampaio, homem religioso, alegre, tem uma grande família, com bons filhos. homem de fé!

JL: Sr. Dé Canuto (In memoriam) com o Carlos seu filho adotivo, na usina de aguardente estrela, homem trabalhador, honesto, fez uma luta grandiosíssima para soerguer essa indústria.

JL: Tempo quando havia boêmios! Aí estão três caminhando sob a praça engenheiro dória em 1959. Da direita para esquerda: Sr. Edênio Correia, Dr. Hoffmann correia, Sr. Leirton Luna. ao fundo Dr. Sanderval, Edmilson Patú, Ribamar Correia, e Marcelo Correia.  Só o tempo contará essas histórias!

JL: Sr. José Varela, (In memoriam) que foi funcionário do campo de sementes a vida inteira. Trabalhando em sua propriedade vizinho ao campo. Um homem exemplar, um grande pai de família!

JL: A dezenas de anos, esse cidadão chamado Sr. José Custódio, carregou a bandeira de Santo Antônio, aquela que é colocada no mastro grande carregado pelos devotos. Após sua partida, ficou em seu lugar o seu filho, João Victor Custodio que leva o seu nome ” custódio”. Os costumes passando de pai para filho.

JL: Sr. Clovis Sampaio (In memoriam) com seu filho Nicanor Argemiro Sampaio, sendo conduzido para seu carro, na praça Filgueira Sampaio. A praça Filgueira Sampaio é a cara de Clovis.

JL: Queria fazer uma homenagem a esse garoto, barbalhense, chamado de “Ivan Queiroz”, hoje um jovem piloto de aeronaves, como mostra a foto. Ivan é filho da Sra. Lúcia Queiróz, mãe também, do Ítalo Queiroz, que um dia desses, eram uns meninos, perambulando em nossas ruas de Barbalha, hoje um perambula pelos ares, e o outro viajando fazendo shows, com sua banda um artista nato! sucesso garotos barbalhenses!!!

Fonte: Facebook de José Lucio Sampaio.

barbalhaesquecida.com.br