barbalhaesquecida.com.br

Um líder que caminhou junto com o seu povo.

 Francisco Saraiva de Sousa – Chico Saraiva como era conhecido – é natural de Barbalha – Ceará, nascido no Distrito do Caldas do Bom Jesus do Aflitos, no dia 13 de abril de 1938. Filho de Clemente Geraldo de Sousa e Maria Saraiva de Sá Barreto. Cidadão que teve a sua vida pautada no trabalho, na dedicação à sua família, contudo, solidário e integrado a sua comunidade.

Quando ainda muito jovem, aos dezesseis anos de idade saiu do seu torrão natal. Foi buscar em terras outras melhores condições à sobrevivência. Desta feita ruma para Londrina no Paraná. Nesta cidade passa uma temporada trabalhando e, tempos depois vai em direção a São Paulo, especificamente para a cidade de Campinas. Em Campinas teve seu paradeiro mais demorado. Aos dezenove anos de idade sente a alegria de ter seu primeiro emprego com carteira assinada. Isto por volta do ano de 1957.

Já na década de 1960, Chico Saraiva, retorna à Barbalha. Desta vez, para se casar. E, na Capela do Bom Jesus do Aflitos do Caldas, contrai matrimônio com a sua prima legítima Maria do Socorro Saraiva de Lima. Do casal nasceram cinco filhos: Severino Carlos Saraiva, Francisco Samuel Saraiva, Renato Saraiva de Sousa, Orestes Saraiva de Sousa e Jânio Saraiva de Sousa.

Francisco Saraiva de Sousa – Chico Saraiva, com a família em parte constituída, vem morar em Barbalha. Mas por algumas vezes alternou sua morada entre Barbalha e Campinas – São Paulo. E ao resolver morar em definitivo em Barbalha, percebendo e sentindo a deficiência e difícil mobilidade das pessoas do vilarejo do Caldas e adjacências empreende no ramo de transporte.

Seu primeiro veículo para tal finalidade foi um caminhão. Depois caminhonetas e outros. De início transportando as pessoas do Distrito do Caldas à cidade. Com o tempo expande esse serviço a outros municípios fronteiriços, como Sítio dos Moreira – hoje Moreilândia – levando e trazendo comerciantes, feirantes, compradores/a para aquisição ou vendas dos seus produtos na tão propalada feira daquela cidade pernambucana. Promovendo um verdadeiro intercâmbio comercial entre o Ceará e Pernambuco.

Diante disso, é oportuno dizer que Chico Saraiva, contribuiu efetivamente para o desenvolvimento do Distrito do Caldas e consequentemente também para o desenvolvimento da nossa Barbalha, de forma direta ou indireta, nos diversos setores: comércio, saúde, lazer, educação, política… Enfim, na melhoria da qualidade de vida, principalmente dos nossos munícipes.

Ademais, foi um precursor do transporte no Distrito de Caldas. Seus serviços estavam à disposição para a grande parte daquela população, sem exagero; as vinte e quatros horas. Seja transportando estudantes, passageiros, prestando socorros a pacientes… Realmente, sua residência se constituía em um solúvel ponto de apoio aos que lhes procuravam para tal. O que na hora da necessidade a condição financeira do solicitante ficava em segundo plano. Chico Saraiva, sempre dava um jeito em atendê-los. Não foi à toa que o denominaram de amigo de sempre.

Chico Saraiva foi incentivado a entrar na política. E nela, lutou incansavelmente pelo progresso do Distrito do Caldas e seus arredores. Foi suplente de vereador na primeira gestão do Dr. Antonio Inaldo de Sá Barreto, neste período (1977 a 1982) assumiu com muita competência a coordenação do transporte público municipal.

Na segunda tentativa nas eleições de 1982 foi eleito. E, a partir de 1983 assumiu três mandatos sucessivos no legislativo. Em todos eleitos.  O último foi até o final de 1996. Nas respectivas administrações dos prefeitos: João Hilário Coelho Correia (nos seus dois mandatos) Francisco Rommel Feijó de Sá. E, ainda respaldado no seu prestígio político, o seu filho Renato Saraiva de Sousa, assumiu os seus dois mandatos de 1997 a 2002 no legislativo barbalhense. Nas administrações de Edmundo Sá Filho e na de Antonio Inaldo de Sá Barreto.

Portanto, são inumeráveis as ações efetivas de Francisco Saraiva de Sousa – Chico Saraiva em prol do desenvolvimento, principalmente do Caldas, circunvizinhança e da nossa cidade de Barbalha. Como pai de família teve uma vida exemplar. Como homem público deixou um legado de um representante político notável digno e honrado, merecedor de todas as homenagens.

 MURAL

Por: Francisco de Assis Sousa

Ilustrado e publicado por Antonio Reginaldo Landim

RECORDANDO

barbalhaesquecida.com.br