Dona Juliana-Vida de Bordadeira.
Juliana Luna Barreto Landim nasceu na cidade de Barbalha, no dia 02 de novembro de 1939. Filha de João Antonio Edvirgens de Luna e Maria Pereira de Luna.
Dona Juliana, como era tradicionalmente conhecida, teve mais 08 irmãos, sendo eles: João Edvirgens Luna, José Edvirgens Neto, Raimundo Edvirgens de Luna, Antonio Edvirgens de Luna, Luís Edvirgens de Luna, Pio Edvirgens de Luna, Maria Edvirgens de Luna e Terezinha Edvirgens Luna Belo. Residiu na Rua Padre Jatai N* 71 – Bairro do Rosário.
Ainda muito jovem, o rapaz que conquistou seu coração foi o Sr. Antonio Barreto Landim, onde se conheceram na mesma escola que estudou.
Para se tornar uma mulher independente e ajudar sua família, Dona Juliana, trabalhou por toda sua vida de bordadeira, sendo considerada uma das melhores da cidade de Barbalha. Bordou para muitas pessoas não só da cidade, mas para diversos recantos do Estado.
Dona Juliana Luna Barreto Landim foi uma mulher de caráter, tendo juntamente com seu marido e filhos uma relação de excelente convívio. Procurava fazer de tudo para os filhos e para o seu marido, não medindo esforços. Por ser uma mulher de personalidade firme, não deixava se levar por outras pessoas, quando queria algo para sua vida, enfrentava qualquer obstáculo.
Dona Juliana Luna Barreto Landim foi uma pessoa de muitas amizades. Em seu sepultamento muitas compareceram para despedir-se da mulher que deixou no coração dos amigos e amigas muitas recordações, independente da idade.
Texto: Antonio Reginaldo Landim. Edição – 21 de marco de 2019.