barbalhaesquecida.com.br

Minerva Diaz de Sá Barreto.

Minerva Diaz de Sá Barreto, nascida como Minerva Diaz Ruiz, em 02 de setembro de 1937, na cidade de Trujillo Alto, Puerto Rico. Filha de Tomáz Dias Adorno e Juanita Ruiz Torres, logo cedo, na sua infância vislumbrava seu futuro ao dizer que gostaria muito de morar num local longínquo que chamavam de Rio de Janeiro, em um país exótico chamado Brasil. Concluiu seus estudo em Ciências Políticas e Sociais na Universidade de Puerto Rico, no ano de 1957, efetuando posteriormente especialização Lato Senso em Ciências Políticas e Sociais em George Washington American University, em Washington D.C, concluindo em 1961. Logo depois inscreveu-se no Peace Corps (Corpo da Paz), programa americano que visa levar auxílio tecnológico e social a países subdesenvolvidos, sendo designada para o Brasil. Chegou à cidade do Rio de Janeiro em 1962 para uma imersão na língua portuguesa, participando de trabalhos voluntários na Universidade Rural do Rio de Janeiro. Logo depois foi enviada à pequena cidade de Bananeiras, interior da Paraíba, onde conheceu um jovem agrônomo da cidade de Barbalha chamado Antônio Inaldo de Sá Barreto, que trabalhava na ANCAR e mantinham serviços juntos no Peace Corps. Estimulavam o empreendedorismo através de noções de inovação tecnológica, bem como cidadania. Recebendo carta de agradecimento pelos serviços prestados no Brasil pelo Presidente dos Estados Unidos da América, John Fitzgerald Kennedy. No início de 1964 retornou ao seu país, recebendo logo depois uma carta do Sr. Antônio Inaldo de Sá Barreto, na qual lhe propunha casamento.
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 11728996_678062752338719_7248426886714381386_o.jpg
Dona Minerva e Dr. Inaldo.
O pedido foi aceito e casaram-se no dia 25 de julho de 1964, por procuração, na Primeira Igreja Batista de Trujillo Alto, em Puerto Rico, tendo a noiva chegado à cidade de Fortaleza apenas em novembro de 1964 onde casaram-se na cripta da Catedral de Fortaleza, estado do Ceará. Sua chegada à pequena cidade de Barbalha foi atrativo para todos, pois havia grande celeuma em torno de uma mulher estrangeira e protestante, que aos 27 anos de idade, deixou seu país e familiares para morar e construir sua família em outro país.
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 08-copia.jpg
Filhas: Thársis, Damaris e Desirée.
Durante 12 anos viveu em sua residência, no Campo Experimental da Embrapa, sem muito contato com o mundo exterior, onde teve suas filhas Damaris de Sá Barreto Diaz Albuquerque Sampaio, Desirée de Sá Barreto Diaz Gino e Thársis Cidália de Sá Barreto Diaz Alencar. Em 1976, seu marido resolve candidatar-se pelo então partido ARENA ao cargo de Prefeito da cidade de Barbalha. Durante os seis anos a senhora Minerva Diaz de Sá Barreto desenvolveu diversos trabalhos sociais, chegando a ser chamada de “Mãe dos Pobres”. Mãe Minerva”, Mulher de fibra e coragem a qual o seu nome eternamente estará associado a uma “sinopse” e sinônimo de solidariedade, dedicação, exigência, caráter, personalidade, luta e outras gamas mais de merecidos adjetivos. Desse modo tornou-se terminantemente impossível pensar em trabalho social realizado na cidade de Barbalha, sem o primeiro nome a ser mencionado não fosse o de Minerva Diaz de Sá Barreto, uma das campeãs em erradicação da desnutrição infantil, pioneira na promoção de cidadania, ética, cultura, esportes, saúde e de bem-estar da comunidade Barbalhense.
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 02-1.jpg
SOAFA.
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 03-1.jpg
PESTALOZZI.
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 1.png
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 2-1.png
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 04-1.jpg
Uma mulher que toda a cidade de Barbalha sempre irá lembrar por que não mediu esforços na condução eficaz e profícua de seu trabalho social frente aos projetos SOAFA, SESFA, SOBEF e do instituto PESTALOZZI. D. Minerva afastou-se de suas atividades devido a idade e sérios problemas de saúde. Faleceu na data de 03/08/10.

Saudades! https://www.facebook.com/barbalhaterradesantoantonio1/photos/a.300046483508115/390358544476908/?type=3&theater

barbalhaesquecida.com.br