Pe. Paulo de Sá Gurgel.
Pe. Paulo de Sá Gurgel nasceu em 1920, em Vila de Alagoinha (CE). Iniciou seus estudos em Cedro e depois deu continuidade em Fortaleza. Ingressou, em 1934, no Seminário Salvatoriano de Jundiaí, SP. No dia 2/2/1941, após o noviciado, consagrou-se a Deus pelos votos religiosos. Fez os seus estudos de Filosofia e parte da Teologia em São Paulo. Terminou os seus estudos na Universidade Gregoriana de Roma. Em 1946, foi ordenado sacerdote na Cidade Eterna.
O Pe. Paulo, voltando ao Brasil em 1948, dedicou-se particularmente à educação. Foi professor no Seminário Maior Salvatoriano e no Ginásio N. Sra. Aparecida, em São Paulo – SP.; Foi fundador, diretor e professor do Colégio Divino Salvador, em Jundiaí – SP; Diretor e professor do Colégio Santo Antônio de Barbalha – CE.
Acumulava a diretoria e as aulas de Latim, Português, Inglês ou qualquer outra disciplina em que o mestre se ausentara.Tudo sem abdicar da ortodoxia clerical. Nunca transigiu com a fé, com os dogmas e com a conduta. Foi um emérito educador.
Uma legião de jovens daquela era deve ao Padre Paulo a sua formação moral. Ele procurava cuidar não apenas do ensino, como incutir princípios nos seus educandos. Incorporou estratégias da moderna pedagogia no sistema de ensino salvatoriano. Foi em sua direção que o estímulo ao esporte ganhou ênfase e graças ao seu tirocínio que o alunado passou a se congregar no colégio nos fins de semana.
Padre Paulo faleceu no dia 03 de Setembro de 2009, foi enterrado dia 04 de setembro, na Igreja da Matriz, em Barbalha, após missa celebrada pelo bispo e vários sacerdotes. Festa no Céu, tristeza de seus ex-alunos nesta Terra.