Notícia de Jornal
JORNAL CORREIO DO JUAZEIRO
SEMANÁRIO INDEPENDENTE E NOTICIOSO
Juazeiro do Norte, 03 de abril de 1940 – Nº 12
Novos Materiais para a Estrada de Ferro de Barbalha.
O Departamento Nacional de Estrada de Ferro, parece ter tornado especial interesse no grande sonho duradouro do povo barbalhense.
Em dias da semana passada chegou à estação de Juazeiro, um pesado carregamento de trilhos novos, fabricação brasileira da Siderúrgica de Volta Redonda, para início da construção do ramal ferroviário de Barbalha.
E já está semana, com outras promissoras esperanças, chega mais um trem cargueiro com quatro vagões carregados de dormentes destinados aquele serviço.
Segundo informações, muito em breve as “Turmas” darão início definitivo a construção do ramal que entrelaçará mais ainda a nossa irmã cidade com as fibras de aço do progresso nacional.
Fortaleza, 16 (ASAPRESS) – Num ambiente de intenso júbilo para o povo de Barbalha, acaba de chegar a esta Estação o primeiro trem da rede de viação cearense, que passa a ligar mais uma cidade, cariri, com Fortaleza.
O acontecimento é de extraordinária importância, para a vida da região, pois vem atender a urgentes necessidades da população de Barbalha e municípios vizinhos.
Jornal Paulistano – Sábado, 17 de junho de 1950.
Em Barbalha, o prédio da antiga estação ferroviária, que foi inaugurada em 1940, está sendo utilizado como terminal rodoviário para ônibus intermunicipais e interestaduais. O edifício é tombado por lei municipal no item XX, do Art. 2º da Lei 1639/2005, prédio conhecido como Estação Rodoviária, localizado na Rua 13, S/N, Centro, de propriedade da REFESA e pertence à Prefeitura Municipal de Barbalha.
Diário do Nordeste – Nathan de Loiola – 13/01/2020.
Comentarios:
Barbalha tinha apenas um ramal, para o trajeto Barbalha/Juazeiro/Crato e vice-versa. Tomava-se o trem em Juazeiro, Crato ou Missão Velha. A máquina era movida a diesel. Enquanto a de Barbalha, a lenha. Depois que o trem foi desativado em Barbalha, ficou um ônibus da Rede Ferroviária Federal, exclusivo para transportar os passageiros para embarque e desembarque de Fortaleza. Ficava estacionado em Barbalha. O motorista, funcionário da Rede Ferroviária, morava obrigatoriamente em Barbalha.
Antonio Josimar da Silva