barbalhaesquecida.com.br

 

Maria Celene Sá de Queiroz, natural de Barbalha, filha de:  Antônio Cruz Sá e Maria Elcidia Queiroz Sá, fez seus estudos, no Colégio Nossa Senhor de Fátima, concluindo o ensino médio e especializando-se em professora de 1º grau, terminando assim o normal pedagógico para ir trabalhar com crianças nas escolas Senador Martiniano de Alencar (Estadual) e Joaquim Duarte Grangeiro (Municipal), tendo lecionado ainda no Centro Educacional Lyrio Callou e Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra.

É licenciada em história (historiadora) pela UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA) e Pós-graduada em Planejamento Educacional pela Faculdade Salgado de Oliveira.

Foi supervisora do MOBRAL (contratada pelo MEC) e Supervisora Municipal, lotada na Secretaria de Educação. Respondeu por duas vezes pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, onde junto sua equipe cadastrou e organizou mais de 60 grupos folclóricos, foi nesse momento que participou do primeiro filme sobre a Festa de Santo Antônio em 1984, pelo MOBRAL.

Nas área de programa culturais, participou de vários documentários e filmes de curta e longa metragem como “Corisco e Dada”, “O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto”, “Ordem dos Penitentes Irmãos da Cruz” e muitos outros, apoiando o Cariry Produções do cineasta Rosemberg Cariri, inclusive documentários sobre a Festa de Santo Antonio pelo IPHAN.

Por muitos anos esteve lotada na SME (Secretaria Municipal de Educação) desenvolvendo projetos culturais, juntamente com os Núcleos Gestores, Professores e alunos trazendo para dentro das escolas Mestres da Cultura Popular, chegando a ter 38 grupos de cultura popular em 16 escolas, e em eventos como, Dia da Consciência Negra, dia 7 de Setembro, Abertura da Festa de Santo Antonio ( dia do Pau da Bandeira) inclusive o evento “PAU DA BANDEIRA MIRIM” (desde 2006), com crianças de várias escolas municipais.

Prestou assessoria técnica à Secretaria de Cultura e Turismo, onde organizou juntamente com Equipe desta Secretaria os cortejos da cultura popular, na abertura da Festa de Santo Antonio de 2017 até 2020, com apresentações nas noites da Quermesse, e também na organização dos Festivais de Quadrilhas, Etapa do Ceará Junino, e organização de grupos folclórico pela Secretaria de Educação de 2006 a 2020.

Escreveu muitas coisas de sua memória, inclusive sendo co-autora do último trabalho sobre o Pau da Bandeira de Santo Antonio de Barbalha juntamente com Diego Alves, um dos criadores do Pau da Bandeira Mirim. Tendo também apostilha e vários artigos, todos reconhecidos e registrados em cartório.

Documentário de Ailson Vieira.

Fonte: Própria autora.

barbalhaesquecida.com.br