O Sr. Antonio Barreto Landim, nasceu em 01 de agosto de 1941, em Barbalha no estado do Ceara.
Pai: Sr. Antonio de Sá Barreto Landim.
Antonio Barreto Landim, mais conhecido como ‘’PINOCA’’, nasceu em uma família simples. Seu pai, o Sr. Antonio de Sá Barreto Landim, que residia na rua Pero Coelho, foi balconista da Casa Sampaio e Agricultor. Como agricultor, no entanto, trabalhava no seu sítio localizado na bulandeira.
A mãe do Sr. Antonio Barreto Landim chamava-se Antônia da Conceição de origem simples, pois sua família não tinha muitas posses. Do primeiro casamento do Sr. Antonio de Sá Barreto Landim nasceram Vilani, Terezinha e José, já do segundo casamento nasceram Maria, Elza e Antonio Landim.
Em 08 de outubro de 1961, Antonio Barreto Landim casou-se com A Sra. Juliana Luna Barreto Landim (In memoriam), era filha de uma família simples do Sitio Cabeceiras em Barbalha. Quando casaram Antonio Landim tinha 20 anos, e a esposa possuía apenas 21 anos de idade. Desse casamento, nasceram quatro filhos, sete netos e sete bisnetos, são eles:
Antonio Reginaldo Landim – Esposa: Cícera de Jesus Dantas Landim. Filhos: Juan Dantas Landim e Rian Dantas Landim.
Roberto Barreto Landim – Esposa: Maria Mônica de Mendonca. Filhos: Robson Mendonça Landim (Filhos: Robson Furquini Landim, Flavia Lolita Furquini Landim e Catarina Aparecida Furquini Landim). Larissa Mendonça Landim (Filha: Júlia Mendonca Landim de Souza, Pedro Mendonça Landim de Souza).
Francisco Ronaldo Landim – Esposa: Marisa Machado Landim.
José Ricardo Landim – Esposa: Maria Alvaneide da Silva filhos: Ana Joyce Landim, Ana Caroline Landim, José Ricardo Landim Jr e Ana Ricátila Landim (Filhos: Isabelly Maria Landim Soares e Miguel Wallacy Landim Soares).
Iniciou seus estudos no Colégio Santo Antonio cursando o primeiro ano primário em 1952 onde o Diretor era Padre Augustinho Mascarenhas e concluiu no Grupo Escolar Senador Martiniano de Alencar durante cinco anos, em Barbalha no Ceará. Essas foram as instituições de ensino em que Antonio Barreto Landim foi matriculado.
Foi Servidor Público Federal trabalhando como mecânico e por muitas vezes como motorista dos automóveis no antiga Subestação Experimental de Barbalha, órgão do Ministério da Agricultura (Campo de Sementes), passou a ser Embrapa (Empresa Brasileira de Agropecuária) e Epace. Passou alguns anos trabalhando como supervisor de produção na antiga Cecasa.
Atualmente está aposentado, mas nas horas vagas, percorre as ruas da cidade de Barbalha vendendo rifa aos amigos, inclusive considerado por muitos um vendedor de muita confiança.
Considerado pelos filhos como um pai exemplar e amoroso, com muito esforço conseguiu juntamente com sua esposa Dona Juliana Luna Barreto Landim (in memoriam) dá uma formação educacional para todos. Alguns trabalhando e outro já aposentado vivem bem com suas famílias. Já para os amigos, os consideram uma pessoa extrovertida de um caráter incontestável.
Em 2020 pela primeira vez e com muita emoção, esteve comemorando o seu aniversário, completando 79 anos de uma longa vida. A comemoração aconteceu no dia 01 de agosto na residência do seu filho mais velho, Reginaldo Landim. A festa contou com a presença de sua nora Cícera Dantas e seus netos Juan e Rian com participação via internet de seus filhos Roberto, Ronaldo, Ricardo dos netos e noras, todos em São Paulo.
Festa realizada no período da pandemia, portanto o uso da máscara.
Biografia – Criada por Antonio Reginaldo Landim.
Barbalha, 17 de agosto de 2020.