HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DA ENTIDADE
A Associação Pestalozzi de Barbalha, entidade beneficente de direito privado sem fins econômicos, tem como objetivo a prevenção e reabilitação de pessoas com deficiências, atendendo em educação, saúde e profissionalização.
Surgiu por ocasião de uma campanha eleitoral, quando D. Minerva Diaz de Sá Barreto, fundadora, fazendo visitas domiciliares, encontrou duas crianças que chamaram a atenção por sua deficiência e que não estavam recebendo nenhum atendimento. Com apoio da pioneira das Pestalozzis no Ceará D. Eunice Barroso Damasceno e outras autoridades representativas da sociedade local foi fundada em 12 de Outubro de 1977 o Instituto Pestalozzi de Barbalha, hoje Associação Pestalozzi de Barbalha.
É uma instituição filantrópica, reconhecida de Utilidade Pública por Lei Municipal, Estadual e Federal de caráter público mais de direito privado, com sede e foro nesta cidade de Barbalha – Ceará com duração indeterminada. É registrada no Conselho Estadual de Serviço Social e no Conselho Estadual de Educação do Ceará, no Conselho Nacional de Serviço Social, Federação Nacional das Associações Pestalozzi – FENASP, Federação Estadual das Associações Pestalozzi do Ceará e Conselhos Municipais de Educação, Assistência Social, Direito da Criança e do Adolescente, Saúde, Deficientes.
Em janeiro de 1980 foi transferida para sua sede própria localizada à Avenida José Bernardino, S/N, Km 03, no Bairro Buriti. A Associação Pestalozzi de Barbalha vem funcionando normalmente sem nenhuma interrupção desde a sua fundação para garantir o bem-estar e inclusão social.
Nas últimas quatro décadas têm combatido o preconceito ainda muito forte na sociedade e ao mesmo tempo acompanhando as mudanças ocorridas em relação à educação especial, buscando métodos de ensino eficazes para intervenção dos deficientes com transtorno e alterações no desenvolvimento, buscando a participação ativa da família e da comunidade. A Associação Pestalozzi tem trabalhado estes anos para oferecer aos deficientes uma escola capaz de adaptá-los, acolher e cultivar as diferenças, abrindo um espaço pluralista e multicultural, no qual se mesclam as cores, os gêneros, as capacidades, permitindo assim o acesso aos serviços básicos de todos os seres humanos.
Nestes longos anos percebemos o quanto esta escola foi importante para os que dela precisaram; por ela passaram muitos deficientes, vários deles receberam alta, foram colocados no mercado de trabalho ou foram incluídos em escolas regulares. Na perspectiva da educação inclusiva em 2011 redimensionamos o nosso trabalho, incluímos todos os alunos na rede regular de ensino, cumprindo assim o que está previsto na convenção da Guatemala promulgada pelo decreto Nº 3.956 da Presidência da República, que trata da eliminação de todas as formas de discriminação contra as pessoas com deficiências.
Atualmente estão matriculados 170 alunos atendidos pelo Centro de AAE e Clínico Minervas Diaz de Sá Barreto no contra turno do ensino regular e com expectativas de crescimento para os próximos anos.
Oferecemos na modalidade de educação especial na perspectiva da educação inclusiva atendimento as pessoas com deficiências intelectual, física, múltipla, visual, auditiva, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades em salas multifuncionais, serviços clínicos e pré-profissionalização.
Aos poucos estamos descobrindo formas de colocar em prática as competências do Centro de AEE, como a efetivação da articulação pedagógica entre os professores do centro e os que atuam nas classes comuns do ensino regular visando à aprendizagem dos alunos nas atividades escolares, orientação às famílias, colaboração com a formação continuada de professores e muitas outras que virão de acordo com as necessidades apresentadas.
Pelas batalhas travadas nestes 45 anos(2022) de trabalho árduo nesta cidade, em prol das melhorias das condições sócio-educacionais do deficiente, acreditamos que podemos seguir em frente nesta luta que não é só da Associação Pestalozzi de Barbalha, mas da sociedade em geral, de cada um de nós que fazemos parte deste mundo cheio de desafios, e quanto ao futuro, Deus Proverá! Pois é baseado nesta filosofia de vida que sobrevivemos até os nossos dias.
Désirré de Sá Barreto Diaz Gino.