barbalhaesquecida.com.br

Nascido em 29 de janeiro de 1911(2021 – 110 anos), em Barbalha-Ceará, filho de alfaiate, agricultor e vereador Miguel de Freitas Andrade, e Rosa Alves de Freitas. Foi o 7º filho dos oitos gerados pelo casal, 4 falecidos ainda na infância e 4 cujos nomes transcreverei agora: Joana Berenice de Freitas, Joaquim Nobre de Freitas, Francisco Aves de Freitas e Maria Estelita de Freitas.

Filho muito obediente, iniciou o labutar na agropecuária, tendo como exemplo um dos ofícios do pai. Recebeu sempre muito zelo e toda instrução para tornar-se vitorioso.

Estudou no Grupo Escolar Martiniano de Alancar, em Barbalha, onde concluiu seu curso primário, o grau maior de escolaridade da época na região.

Dentre as muitas profissões que exerceu, foi agropecuarista, padeiro, guarda-fios, auxiliar de escritório, gerente e recenseador. Entre 19-08-1934 a 24-06-1936, trabalhou como auxuliar de escritório na firma Monteiro & Cia, em Cedro e, posteriormente, nas Casas Pernambucanas, onde atingiu o posto de gerente nos anos de 1934 e 1940. Neste mesmo ano, alistou-se no Serviço Nacional de Recenseamento. Foi tambem sócio e gerente em um restaurante com o cunhado Pedro Afonso Carvalho Leite, esposo de sua irmã Berenice.

Contraiu núpcias em 11 de setembro de 1942 pela lei dos homens e em 23 de setembro do mesmo ano, pela lei de Deus, com Maria Beatriz Furtado Bezerra que, pós casamento, passou a chamar-se Maria Beatriz de Freitas, filha de Manuel Inácio Bezerra Sobrinho e Ana Furtado Sampaio.

Esta união foi abençoada com o nascimento de 11(onze) filhos: Rosa Maria Furtado de Freitas, José Delano Furtado de Freitas,, Ana Lúcia Furtado de Freitas, Paulo Sergio Furtado de Freitas, Antonio Hércules Furtado de Freitas(falecido), Carlos Alberto Furtado de Freitas, Fátima Regina Furtado de Freitas, Maria Lígia Furtado de Freitas, Margarida Maria Furtado de Freitas, Luiz Eugênio Furtado de Freitas e Luzia Dária Furtado de Freitas. O referido casal celebrou bodas de ouro e 26-09-1992, com missa comemorativa na Igreja do Rosário, celebrada pelo Padre Euzébio de Oliveira Lima.

Filiou-se em 1945 ao Círculo dos Trabalhadores Cristãos, hoje Círculo Operário São José, sendo sócio efetivo. Foi nomeado para os correios e telégrafos em 1948, quando permaneceu até o ano de 1958 na função de guarda-fios, aposentando-se em face de um acidente de trabalho. Entre 1964 e 1981 foi funcionário da IBACIP – Industria Barbalhense de Cimento Portland no setor pessoal. Também em 1964 tornou-se sócio proprietário do Cetama Clube de Barbalha. Pertenceu à Sociedade de São Vicente de Paula, já exercendo várias funções, como: secretario, tesoureiro e presidente, permanecendo neste cargo até o seu falecimento,e, como vicentino convicto, teve a oportunidade de ajudar os mais necessitados que ele mesmo os chamava de “os meus socorridos”. Cotizava os confrades e todos os meses saia de casa em casa recolhendo donativos para este fim.

Foi íntegro, um verdadeiro honorável. Fez grandes amigos ao longo de sua vida e, como pai, foi um exemplo de tenecidade, doação e amor. Católico fervoroso, foi agraciado pelo pároco da época, Renato Simoneto, com uma cadeira personalizada e estrategicamente colocada em lugar especial na Igreja da Matriz, em função de sua assiduidade às celebrações religiosas.

Francisco Alves de Freitas tinha como característica físicas: tez morena, olhos castanhos, alto para os padrões nordestino, magro, cabelos lisos, pretos e penteados para trás, aspectos que faziam dele uma figura ímpar. Quanto às caracteríticas morais pela sua completude, torna-se impossível citá-las. Eis algumas: integridade, honestidade, passividade, bondade, caridade, comunicabilidade, justiça e , acima de tudo, fé, qualidades que tornaram um cidadão na verdadeira acepção da palavra, do qual a cidade de Barbalha pode se orgulhar. Isso se comprova através da crônica de Dr. Napoleão Tavares Neves, a seguir transcrita, composta por circunstância de seu passamento em 16 de julho de 2001.

CURIOSIDADE

FREITAS

Provém está familia de João Dias de Freitas, Senhor do Paco de Freitas, Governador das terras do Rei, Iº Conde de Freitas e Comendador da Ordem de Avis. Como Par do reino e por seus relevantes serviços prestados à coroa portuguesa, seu Brasão de Armas foi concedido pelo Rei de Portugal.

MURAL

Francisco Alves de Freitas, Maria Beatriz de Freitas , filhos e netos e noras.

Esposa: Maria Beatriz de Freitas.

Casal: Francisco Alves de Freitas e Maria Beatriz de Freitas.

HOMENAGEM:

 

Colaboração: Maria Lígia Furtado de Freitas.

 

barbalhaesquecida.com.br