barbalhaesquecida.com.br

No dia 21 de abril de 2002, o Arajara Park foi inaugurado. O sonho de seus proprietários, foi de transformar o local, adquirido por proprietários que cultivavam agricultura e pequenos pecuaristas, numa área preservada.

O primeiro passo foi o reflorestamento, com o plantio de mais de 20 000 mudas de plantas nativas. Uma parte desta área foi implantada a única Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, do sul do estado do Ceará.

Nas margens dos córregos existentes na caverna do Farias, foi descoberto o pássaro Soldadinho do Araripe, pelo Dr. Galileo Coêlho, professor titular da Universidade de Pernambuco.

Os proprietários, trabalharam junto ao Governo do Dr. Tasso Ribeiro Jereissati e da Secretária de Turismo, Dra. Anya Ribeiro a viabilização do projeto, com o asfaltamento da estrada estadual Barbalha – Arajara – Crato, também a rede elétrica e a comunicação no local do empreendimento.

Paralelamente à construção da estrada, o Park foi sendo construído, respeitando todos os estudos ambientais exigidos.

O Park é ecologicamente correto, toda a água é tratada numa estação anaeróbica, todo lixo é reciclado e o óleo que é descartado pela cozinha é transformado em sabão.

Os proprietários, preocupados com a melhoria do entorno, firmou convênio com o Instituto Federal e nessa parceria nasceu o projeto com o título “Com o Arajara em ação, não tem lixo no chão”. Onde professores do Instituto dão aulas na escola pública do entorno, mostrando a importância da reciclagem do lixo, do respeito a natureza e incentivam os alunos a recolherem o lixo encontrado próximo de suas casas para trocarem pelo ingresso no Park.

Localizado nos Sítios Farias e Santo Antônio no Município de Barbalha, no sopé da Chapada do Araripe, Ceará, a 16 km do centro de Barbalha, 23km do Juazeiro e 16km do Crato.

Funcionamento: Sábados, Domingos e Feriados Nacionais, das 9h – 17h

Contatos: (88) 3532-3232 / 98827-7199

site: www.arajarapark.com.br

barbalhaesquecida.com.br