Lema: “Por uma educação eficiente formando o cidadão consciente “.
A E.E.F. Raul Coelho de Alencar localizada à Rua Coelho Correia Nº 303 – Bairro: Vila Santo Antonio em Barbalha – Ce. Foi criada sob o decreto N* 1044/87, no dia 24 de novembro de 1987. Depois de construída foi inaugurada em 31 de janeiro de 1988 durante o primeiro governo do prefeito João Hilário Coelho Correia, em seu primeiro mandato. A cidade de Barbalha tinha como secretária de educação a Senhora Maria Ivone de Sá Barreto Araújo.
É denominada assim em homenagem ao senhor Raul Coelho de Alencar, homem de bom caráter, comerciante, prestador de relevantes serviços às causas sociais e políticas desse município.
A construção desta unidade escolar se deu pela importância e necessidade de atender aos moradores dos bairros: Rosário, Vila Santo Antonio, Sítio Malhada e atualmente Bela Vista e Cirolândia.
A princípio a estrutura física era composta de 05 salas de aulas, 01 sala de professor, 01 secretaria, 01 banheiro para funcionários, 02 banheiros para alunos, um pátio interno e outro externo. Atendia alunos da pré-escola até a 5* série do ensino fundamental I. Em 1994 passou a atender alunos do fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Hoje (2021) Atende no fundamental I do 3º ao 5º ano, fundamental II o 6º ano e EJA do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano. Funciona com 01 sala para o Núcleo Gestor, 09 salas de aula, 01 biblioteca, 01 sala de educação especial, 01 sala de professor, 01 secretaria, 01 cozinha e depósito de merenda, 01 material didático, 01 banheiro para funcionários, 02 banheiros para alunos.
Nosso quadro de funcionários fica assim distribuído: 28 professores, 06 funcionários de limpeza, 02 merendeiras, 01 secretario, 02 Agentes Administrativo, 02 coordenadores pedagógicos, 01 supervisora, 04 vigias, 02 funcionários na biblioteca e 01 diretor, todos incluídos na educação de 540 alunos.
O primeiro diretor da escola foi o professor Antônio Livino Ferreira e atualmente (2021) está sob a direção de João Nascimento. Coordenadores: Karine Silva Coelho Brito e Tereza Lizandra de Almeida. Supervisora: Sônia Maria Mariano Ribeiro e o Secretário Cicero dos Santos Souza.
NÚCLEO GESTOR.
Diretor: João Nascimento.
Sônia Maria Mariano Ribeiro/Supervisora.
Maria Jany Duarte Feitosa Barbaosa/Supervisora.
Karine Silva Coelho Brito/ Coordenadora.
Tereza Lizandra de Almeida/Coordenadora.
Carlos Alberto Pereira/ Professor de apoio do EJA.
Cicero dos Santos Souza/ Secretário.
ESTRUTURA FÍSICA
Corredor de acesso a área interna da escola.
Pátio externo.
Pátio coberto.
Sala dos professores.
Secretaria.
Acesso as salas de aulas.
Cozinha.
Em sua trajetória a escola Raul Coelho de Alencar participou de muitos eventos sócios culturais tais como: gincanas, feira de ciências, desfiles, campanhas sociais e de saúde.
A escola objetiva-se a oferecer ensino de qualidade, formação pessoal e social a nossos alunos, num ambiente acolhedor propício a um ensino aprendizagem visando à formarão de cidadãos conscientes e transformadores de sua realidade.
Com relação ao PPP, a importância é que o projeto reúne propostas e ações concretas a executar durante determinado tempo. Podemos considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e éticos, que atuarão individualmente e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir, o PPP define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
O PPP vem sendo um guia que indica a direção a seguir, não só para nós gestores e professores, mas também funcionários, alunos e família. E é por isso que toda a importância de termos sempre o PPP como norteador de nossas decisões.
Hoje estamos tentando melhorar a imagem da escola no tocante a disciplina dos alunos, tentando fazer ver aos pais que a educação de seus filhos não pode ficar exclusivamente nas mãos da escola. Outro grande desafio é melhorar o desempenho nas avaliações externas, pois o compromisso de toda escola é com o aprendizado, não deixando pra trás o compromisso com a cidadania, a moral e a ética.
Fonte: arquivos da própria escola.