barbalhaesquecida.com.br

A história é senhora de si mesma e, se afirma no tempo e no espaço. Resiste às mudanças, perde características anteriores, ganha novas, mas, não se deixa apagar o sentido, a importância da sua originalidade. O patrimônio material ou imaterial naturalmente cria um vínculo hereditário velado na tradição do seu povo.

Dito isso, perpassa gerações. A preservação, a memória, a lembrança, a narrativa… Enfim, o legado. E, dele se apropria todos e todas que tiverem a oportunidade do alcance A propósito da assertiva, eis a origem e criação da Capela do Caldas, considerando o ano de 1914.

Não obstante, o consenso desta data nos oportunizam situarmos e socializar o tempo de fundação da Capela do Bom Jesus dos Aflitos, do Caldas.  Cujo respaldo, se encontra no relato do livro: As casas de Caridade, de João Gonçalves Dias Sobreira. Personagem que neste momento invoco para transcrever “ipis literis” seus descritos a seguir que se encontram no livro do barbalhense do Caldas, Carlos Saraiva.

Tudo teve origem no período de pequenas guerrilhas no Nordeste e no Cariri. Nessa época chegavam alguns padres que se refugiavam nessas lutas internas nesta localidade. Atraídos pelo clima saudável e as águas abundantes.

Consigo trouxeram um pequeno quadro do Bom Jesus dos Aflitos. E deixaram esse quadro em cima de uma pedra, perto da fonte no local onde hoje é o balneário. Ali morava um senhor que apanhando o quadro do santo, o levou para uma pequena capela nesta comunidade.

À época existiam dois padres: Antônio Jataí e Manoel Antônio que moravam na região do Cariri, e vinham sempre celebrar missa no povoado. Daí, estes padres tiveram a iniciativa de pedir a cada morador para trazer pedras para a construção de uma capela maior. De modo que, com o engajamento abnegado da comunidade, bastou apenas um ano para que a capela ficasse erguida.

Ademais, um só marco histórico nos reserva dois importantes eventos: 1914-fundação da capela e, neste mesmo ano em 15 de agosto foi realizada, a primeira festa do Bom Jesus do Aflitos – a tão conhecida Festa do Caldas! Valendo destacar que a inauguração da capela ocorreu em 1915.

Hoje passado mais de um século deste grande feito, a comunidade do Caldas, em particular a comunidade católica – párocos, leigos e colaboradores, – vêm mantendo o zelo, o fervor, a gratidão, por tudo que acontece e vêm acontecendo de importantes realizações; frutos da dedicação e do amor inarredável pelo Bom Jesus dos Aflitos.

Portanto, a comunidade, sempre cheia de regozijo glorifica tudo isto no nome do Bom Jesus dos Aflitos. E, aproveito esse espaço para registrar esse breve histórico sobre esse templo católico e sagrado do Caldas, da paróquia de Santo Antônio de Barbalha.

MURAL.

Por Francisco de Assis Sousa

OBS: As fotos postadas em cada parágrafo não retrata especificamente sua passagem. Apenas ilustrativa.

barbalhaesquecida.com.br