O Rio Salamanca que tem suas cabeceiras na Chapada do Araripe. A maior parte da área da microbacia está inserida no município de Barbalha, abrangendo ainda, a nordeste, parte de Missão Velha e, a sudoeste, uma pequena porção de Crato como se pode observar na figura abaixo:
Figura – Localização da área de pesquisa
Fonte: Elaborado pelos autores a partir de imagem SRTM/TOPODATA (VALERIANO, 2008).
O Rio Salamanca teve o município de Barbalha fundado as suas margens. Em meados do século XIX. Bem antes, no século XVII, os índios Kariris utilizavam o rio como fonte de vida.
Durante anos o Salamanca abasteceu os engenhos de cana, irrigando lavouras, e saciando a sede inúmeros moradores de toda região. O Rio que nasce na chapada do Araripe e se junta ao Riacho do Arajara enfrentou tempos difíceis em sua existência.
A estiagens secou o rio por completo, mas desde as primeiras chuvas de 2016 o rio já demonstra os primeiros sinais de ressurgimento, com as primeiras veias de água que surgem entre as muitas pedras do seu leito, já transformando toda a vegetação ao seu redor.
O município de Barbalha onde está inserida a maior parte da microbacia do rio Salamanca, e também o município de Crato, apresentam uma peculiaridade climática diferenciada dos demais municípios circunvizinhos, que não estão sob a influência do efeito da orografia da Chapada do Araripe. A vegetação desta área pode ser considerada um bom indício de um ambiente de pretérito e mudanças como é o caso da vegetação de cerrado e mata úmida. A microbacia apresenta diferentes formas de usos, desde áreas densamente urbanizadas, uso agrícola principalmente na planície e agroextrativista em setores próximos da encosta, assim como áreas de proteção ambiental.
FOTOS DO RIO SALAMANCA.
Trecho da rodovia que liga Barbalha/Juazeiro.
Em tempo de chuva fica assim!
RIO SALAMANCA, NA PASSAGEM DA PONTE QUE VAI PARA ARAJARA.
OUTRAS FOTOS DO RIO SALAMANCA.
O POÇO DE OZINHO, POR TRAZ DO CASARÃO.
VELHA PONTE DO RIO SALAMANCA.
JL: PONTE DO RIO SALAMANCA EM BARBALHA. UM VISUAL BEM MAIS FECHADO, UMA BELA IMAGEM DE NOSSO GRANDIOSO RIO. QUE TANTO REPRESENTA BARBALHA, QUANDO ESTÁ CHEIO OU VASIO!!!
Fonte: Miséria; Barbalha: Rio Salamanca renasce após chuvas – Gazeta do Cariri – Notícias da região do Cariri, Ceará, Brasil e do Mundo. Principal
Ver. Geogr. Acadêmica v. 11, n 1(viii 2917)
MAPEAMENTO GOMORFOLÓGICO DA MICROBACIA DO RIO SALAMANCA EM BARBALHA – CE.