O Rio Salamanca que tem suas cabeceiras na Chapada do Araripe. A maior parte da área da microbacia está inserida no município de Barbalha, abrangendo ainda, a nordeste, parte de Missão Velha e, a sudoeste, uma pequena porção de Crato como se pode observar na figura abaixo:
Figura – Localização da área de pesquisa
Fonte: Elaborado pelos autores a partir de imagem SRTM/TOPODATA (VALERIANO, 2008).
O Rio Salamanca teve o município de Barbalha fundado as suas margens. Em meados do século XIX. Bem antes, no século XVII, os índios Kariris utilizavam o rio como fonte de vida.
Durante anos o Salamanca abasteceu os engenhos de cana, irrigando lavouras, e saciando a sede inúmeros moradores de toda região. O Rio que nasce na chapada do Araripe e se junta ao Riacho do Arajara enfrentou tempos difíceis em sua existência.
A estiagens secou o rio por completo, mas desde as primeiras chuvas de 2016 o rio já demonstra os primeiros sinais de ressurgimento, com as primeiras veias de água que surgem entre as muitas pedras do seu leito, já transformando toda a vegetação ao seu redor.
O município de Barbalha onde está inserida a maior parte da microbacia do rio Salamanca, e também o município de Crato, apresentam uma peculiaridade climática diferenciada dos demais municípios circunvizinhos, que não estão sob a influência do efeito da orografia da Chapada do Araripe. A vegetação desta área pode ser considerada um bom indício de um ambiente de pretérito e mudanças como é o caso da vegetação de cerrado e mata úmida. A microbacia apresenta diferentes formas de usos, desde áreas densamente urbanizadas, uso agrícola principalmente na planície e agroextrativista em setores próximos da encosta, assim como áreas de proteção ambiental.
FOTOS DO RIO SALAMANCA.
Trecho da rodovia que liga Barbalha/Juazeiro.
Em tempo de chuva fica assim!
RIO SALAMANCA, NA PASSAGEM DA PONTE QUE VAI PARA ARAJARA.
OUTRAS FOTOS DO RIO SALAMANCA.
O POÇO DE OZINHO, POR TRAZ DO CASARÃO.
VELHA PONTE DO RIO SALAMANCA.
JL: PONTE DO RIO SALAMANCA EM BARBALHA. UM VISUAL BEM MAIS FECHADO, UMA BELA IMAGEM DE NOSSO GRANDIOSO RIO. QUE TANTO REPRESENTA BARBALHA, QUANDO ESTÁ CHEIO OU VASIO!!!
Foi assim que ouvi dizer – Visão da ponte sobre o Rio Salamanca
Antigamente era tudo muito difícil! Os jovens de hoje, pode até não acreditar, mas idas a nossa vizinha cidade do Juazeiro do Norte, só se fosse coisa muito séria!!
Nos anos 60, a estrada Juazeiro x Barbalha, era asfaltada até a entrada da Bulandeira e Venha Ver, depois muitos buracos do estreito corredor de terra que cortava o canavial e a ponte que com a força das águas de inverno era sempre uma dor de cabeça…
Tudo era difícil, era diferente…Será se alguém realmente sente saudades?
Fonte: Face Barbalha Terra De Santo Antonio
Fotos: Padre Paulo
Fonte: Miséria; Barbalha: Rio Salamanca renasce após chuvas – Gazeta do Cariri – Notícias da região do Cariri, Ceará, Brasil e do Mundo. Principal
Ver. Geogr. Acadêmica v. 11, n 1(viii 2917)
MAPEAMENTO GOMORFOLÓGICO DA MICROBACIA DO RIO SALAMANCA EM BARBALHA – CE.