Paulo Cesar – PC. Em defesa do samba, da cultura e da arte.
Paulo Cesar, Mestre PC, ou apenas PC são cognomes que nos levam a Paulo Almeida da Silva. Natural de Barbalha-Ceará, nascido em 01 de fevereiro de 1972, Filho de Vicente Ribeiro da Silva e Maria Almeida da Silva. Casado com Joana Lindete, e do casal nasceram Thays Suelen e Paula Thayane. PC tem cinco irmãos: Fernando, Marcos, Carlos, Roberto e Corrinha “Help”- como é conhecida carinhosamente-, todos netos/a de Almeida Pedro dos Santos – tão popular querido e respeitado ” Seu Almeida “- líder nato inconteste. Além do mais, Paulo Cesar, também se destaca pela sua versatilidade artistística, cultural e profissional.
É músico, compositor, sambista, multinstrumentista, Técnico em Enfermagem, Professor e Operador de máquina. Ademais, tem passagem como figurante.
Enfim, PC é um cidadão pronto e notável! Identificado com o carnaval, defensor militante, intérprete e vanguardista do samba e do pagode, de preferência de raiz. Tendo participado de vários grupos musicais do estilo e, finalmente resolveu criar o seu em cujo nome leva seu homônimo:”PC & Nosso Samba” nas suas apresentações, que não são poucas tanto em Barbalha quanto na região metropolitana Crajubar, PC chama a atenção do público por tamanha habilidade percussiva.
Ao mesmo tempo canta e toca invariavelmente dois instrumentos: tantã e pandeiro.
É um espetáculo à parte nos seus shows. Com entusiasmo e sem falsa modéstia diz: “Eu não escolhi a música “samba”; ele me “escolheu”. O estilo samba, o futebol e a música são umas das suas paixões. E como não ser? Desde cedo foram os seus primeiros contatos com a arte. Ainda garoto participou da Filarmônica São José e, já nos anos de 1990 influenciado – a quem macham de mestre – por Faniquim e Rolinha é levado à Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Morro. Nela fez escola.
E, com bastante maestria foi mestre de bateria por vários anos. E nela um fato relevante! PC formou junto a Luciano Nogueira a primeira bateria mirim da agremiação, ou melhor, que se tem notícia, da Barbalha. Atualmente integra a coordenação da Unidos do Morro. Como também é Mestre de Bateria da Escola de Samba Siriará da vizinha cidade de Juazeiro do Norte.
PC, lá já expandiu a sua marca – criou a bateria mirim. Paulo Cesar é brasileiro, portanto, se tem samba tem esporte na jogada. É flamenguista de coração e, no Rio de Janeiro admira: Beija Flor, Salgueiro e Mangueira. Mestre PC tem participação amplo. Já concorreu em vários festivais de frevos e marchinhas carnavalescas e em alguns tendo sagradas as primeiras colocações. Paulo Cesar é realmente um artista de mão cheia.
Registra-se também seu destaque na figuração do filme: “Curísco e Dadá”. Do exímio cineasta carirense Rosemberg Cariri. Portanto, Paulo Cesar Almeida da Silva, o bastante PC é mais um barbalhense que orgulha nossa terra.
FEITA POR: Francisco de Assis Sousa “TIQUIM”.
Ilustrado e Publicado por Antonio Reginaldo Landim em 21 de Janeiro de 2021.
MURAL