Mais conhecido como “Campo de Sementes”.
JL: Quem não se lembra desse lugar? As pessoas que curtiam a barragem do campo de sementes. Esse lugar era onde o Sr. José Varela (In memoriam), vendia verduras, frutas, todas de excelente qualidade! Aquelas que sobrava eram doadas para os banhistas. Ele era um amigão! Exatamente no balcão que podemos ver na foto ainda lá, de madeira. Saudades!
JL: Imagem da nossa antiga praia de Copacabana aqui em Barbalha! Era nossa barragem do campo de sementes! Construída no ano de 1955, pelo pedreiro Sr. Manoel Lucio, na administração do Dr. Rosendo. O material e escavação foi feito pelo Sr. Chico Grande. Tudo aquilo, casa de motores(locomove), valetas para irrigações, tudo praticamente desativado.
JL: Vejam como se encontra a barragem de antigamente! Como era gratificante esse lugar, os banhistas saiam nadando com cabaças da barragem até uma escadinha que não existe mais! Era uma atração nas férias! O caminhão era guiado pelo Sr. Odálio (In memoriam), e levava os banhistas até a barragem. Já o sr. José Varela (In memoriam) e o Sr. Nezim (In memoriam), matava nossa fome com verduras, tomates, laranjas, tangerinas, pimentão, etc. Era uma turma grande de garotos. Para a época tinha um sabor de praia!
JL: Vejam a rampa onde os banhistas desciam correndo e pulavam dentro da água profunda, outros mais afoitos, pulavam da calçada da casinha que você pode ver na foto! As meninas ficavam tomando banho de sol, colocavam uma toalha, e ficavam deitada apreciando a beleza natural. Era mesmo nossa praia, aqui em Barbalha nos anos 60-70. Hoje se encontra desativada, como mostra as fotos anteriores.
JL: Essa era a casa de força, onde no seu interior tinha um locomove a lenha, e uma mega bomba que injetava água do rio em um tanque grande, ao lado, como se vê na foto, um cano muito grosso. Ali os meninos tomavam banho em meio a algazarra. Já faz bastante tempo que foi desativado. Agora apenas nos registros fotográficos.