barbalhaesquecida.com.br

A vila de Barbalha tornou-se cidade, cresceu e com o aumento da população e as consequentes necessidades habitacionais, o bairro do Rosário surgiu, a partir da Igreja de Nossa Senhora de mesma invocação. As ruas se espalharam, estendendo pequenas casas de teto de palha, uma ao lado das outras, sem qualquer espaçamento.

Na foto podemos ver um cortejo religioso nas cercanias do Bairro do Rosário, cerca de 1950. Para captar o cortejo, o fotógrafo se posicionou no alto da rua, provavelmente próximo ao portão do Cemitério.

Boa parte da área sacralizada destinada aos túmulos estava dentro dos limites do Tupinambá. As ruas, a maioria sem calçamento, eram margeadas por casas simples, cobertas de palha. No plano de fundo das imagens, veem-se sobrados bem construídos que marcavam o centro de Barbalha. Em primeiro plano na primeira foto, à frente do cortejo, de sobrecasaca preta a segurar a haste da Cruz Confessional é José Pereira Pinto Callou, Zé Major, que pertencia à Irmandade do Santíssimo Sacramento.

Fonte de Pesquisa: Yacê Carleial

barbalhaesquecida.com.br