OLYMPUS DIGITAL CAMERA
barbalhaesquecida.com.br

PRÉDIOS HISTÓRICOS DE BARBALHA

Os prédios históricos revelam a beleza arquitetônica de uma das cidades culturalmente mais ricas da Região do Cariri. Seus casarões, com suas fachadas exuberantes, despertam a atenção dos visitantes. Alguns dos seus sobrados são, em relação à sede, bastantes anosos, pois entre os quais, um com mais de cem anos, três quase da mesma idade.

LOCALIZAÇÃO: Os prédios históricos de Barbalha estão localizados em pleno centro urbano, nas principais ruas, alguns equidistantes.

ESTAÇÃO RODOVIÁRIA ENGENHEIRO DÓRIA

Com implantação isolada e as quatro fachadas valorizadas, a antiga estação ferroviária, encontra-se defronte a Praça Engenheiro Dória, destacando-se por seus traços arquitetônicos e pela coberta em telha francesa que são sustentadas por estruturas de ferro.

Os trilhos da RVC (Rede de Viação Cearense), chegaram ao Crato em 1926, fruto de um projeto que tinha como finalidade de abranger Missão Velha, Barbalha, Juazeiro e Crato, a construção da estação de Barbalha foi iniciada em 1932 e concluída em 1950, sendo apenas um ramal que saía de Juazeiro para Barbalha a pretexto de escoar a rapadura e gesso produzido no município.

Foi construída por um engenheiro Baiano, conhecido por Dr. Dória. A estação ferroviária de Barbalha não teve vida longa, o trem funcionou par esta cidade durante somente uns cinco anos, antes de ser desativado.

A estação recebeu o nome de Engenheiro Dória, em homenagem ao seu construtor, o nome posteriormente foi também a praça a sua frente. Atualmente na estação funciona o apoio rodoviário intermunicipais e interestaduais.

barbalhaesquecida.com.br