Barbalha – União Artística Barbalhense. Fundada em 19 de junho de 1924, sendo a primeira entidade de classe fundada no cariri, que depois ficou sendo Círculo Operário São José. Finalidades: entidade beneficente, destinada a ajudar os artistas e obreiros de Barbalha.
O Círculo Operário de Barbalha foi criado em 19 de março de 1932. Dentre seus organizadores, sobressaíram-se Henrique Fernando Lopes Sobrinho e o padre José Correia de Lima. O Círculo Operário na cidade teve suas bases presas a outra instituição anteriormente criada no município, denominada de União Artístico Barbalhense, fundada em 19 de julho de 1924, considerada a primeira entidade de classe do Cariri cearense. Essa instituição congregava os trabalhadores, percebendo neles a figura do artista. Objetivava a arregimentação de trabalhadores nos moldes ditados pelo catolicismo social, presente na encíclica
Rerun Novarum.
“SOLDADOS DE DEUS E DA PÁTRIA”: ENTRE AS PRÁTICAS COTIDIANAS E A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA INTEGRALISTA EM BARBALHA-CE. (1933-1950)
Samuel Pereira de Sousa