barbalhaesquecida.com.br

HISTÓRICO DA SAMDPRED – ENTIDADE MANTENEDORA DA BANDA.

A Sociedade Artística Musical Desembargador Pedro Regnoberto Duarte – SAMDPRED, criada no dia 10 de agosto de 2005, partiu da iniciativa de um grupo de jovens músicos residentes no Bairro do Rosário, organizado por Saulo Luna, músico recém graduado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, sentindo necessidade ocupação de crianças e jovens que vivem em vulnerabilidade social, bem como, movimentar a cultura musical da cidade de Barbalha. A primeira iniciativa foi a formação de Grupo de Flautas PACIS IN TERRIS, grupo distinto que tem em seu repertório músicas renascentistas, barrocas e MPB.

Como foi boa a receptividade da comunidade, no ano de 2002 foi fundado uma Banda de Música por nome BATUTAS DO ROSÁRIO e uma Orquestra de Frevo denominada FREVIOCA DOS BATUTAS. Com a funcionalidade desses grupos, foi criada a Escola de Música Lira Musical. Após essa última iniciativa pesou a necessidade de manter essas atividades, foi então que surgiu a ideia de fundar uma instituição que congregasse os músicos e a comunidade em torno desse ideal, surgindo assim a Sociedade Artística Musical Desembargador Pedro Regnoberto Duarte – SAMDPRED. Ultimamente, a SAMDPRED foi premiada pelo Ministério da Cultura, passando a ser PONTO DE CULTURA.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 00.png

2002 – 2020 – 18 anos.
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 02.jpg

Fundada no ano de 2002 por jovens músicos, hoje desenvolve um importante trabalho social através da música na cidade de Barbalha-CE.

Histórico

A Banda de Música Batutas do Rosário surgiu da ideia do coordenador Saulo Gomes e dos integrantes do Grupo de Flauta “Pacis in Terris”. Começaram a pensar em desenvolver uma atividade que fosse mais abrangente e conseguisse chegar em outros ambientes. Com isso, surgiu a ideia de formar uma Banda de Música, pois alguns integrantes do grupo de flauta já tinham experiência com esse tipo de formação e também tinham
instrumentos próprios que dariam certo para a formação desse tipo de grupo que estavam planejando em fundar, já que os mesmos, tinham alguma experiência com instrumentos dessa formação. Os membros do Grupo de Flauta começaram a estudar e buscar outros jovens para a formação da Banda. No dia 10 de agosto de 2002, foi fundada a Banda de Música que teve o nome decidido entre todos por BATUTAS DO ROSÁRIO. “BATUTA” é como um símbolo do maestro e “ROSÁRIO” por levar o nome do bairro onde a maioria deles moravam. Começa a árdua e incansável luta para formar novos membros que pudessem acrescentar no grupo e desenvolver o repertório para as futuras apresentações e para divulgação. A Banda começa a fazer apresentações pequenas pois o repertório ainda estava sendo construído e estas apresentações também eram a forma de divulgação da Banda para ser conhecida na cidade. Atualmente(2020) a Banda de Música é composta por 20 músicos.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é saulo-gomes.jpg

Saulo Gomes de Luna – Maestro

Graduado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é edna-pinheiro.png

Edna Pinheiro

Saxofonista, Regente da Banda de Música Batutas do Rosário, professora substituta da Universidade Federal do Cariri – UFCA e Professora voluntária da SAMDPRED.

E-mail: edna4ande@hotmail.com

Telefone Público: (88) 99297-1507

Contato

Site: https://www.facebook.com/batutas.dorosario

E-mail: samdpred@bol.com.br

Telefone Público: (88) 99278-2610

Endereço:

Rua Major Sampaio, 822, Rosário, 63180-000, Barbalha, CE

CEP: 63180-000

Logradouro: Rua Major Sampaio

Número: 822

Complemento:

Bairro: Rosário

Município: Barbalha

Estado: CE

Fontes:

Ponto de Cultura Tocando Patativa do Assaré: História (batutasdorosario.blogspot.com)https://mapacultural.secult.ce.gov.br/agente/18204/

barbalhaesquecida.com.br