Presidente: Gustavo Ferreira Barros
Vice: Robson Correia Santana
Secretario: Natanael Marcolino de Brito
Suplente de Secretário: Carlos Tafarel da Silva Rafael
Tesoureiro: Pedro Victor do Nascimento
Suplente de Tesoureiro: Geane Teixeira Souza
Diretor de Patrimônio: Wescley Araújo
Diretor de Relações Públicas: Humberto Costa
A Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Cirolândia ou simplesmente Acadêmicos da Cirolândia, é uma escola de samba do carnaval de Barbalha e desfila pelo grupo único. Tem um vice-campeonato em 2016 e em 2019.
HISTÓRICO
Nas cores, Dourado, verde e preto, tem como presidente atual José Antonio de Andreza Neto. que assumiu o posto antes exercido por Almir Cavalcante Lino. Sanderval Alves é seu coordenador geral. A princípio seria chamada “IMPERATRIZ CIROLANDENSE”, porém depois de algumas reuniões acabou sendo escolhido ACADÊMICOS DO CIROLANDIA. realizou seu primeiro desfile oficial esse ano (2016) no Festival de Amostra de Escolas de Samba de Barbalha. De cara conquistou o vice à frente de escolas como Unidos do Morro e Mocidade Independente Unidos da Vila, tendo tido também o melhor casal de Mestre Sala e Porta Bandeira. Em 2017 ficou em 3º. No ano 2018 disputou pela primeira pela LIESBA e acabou em 4º devido a muitas falhas técnicas. Mas pelo menos ganhou 4 pontos no ranking. Em 2019 se superou e conquistou outro vice-campeonato falando sobre amor, empatando no quesito bateria junto com campeã do ano Unidos do Morro. Para o carnaval de 2020 a escola anunciou que não iria desfilar.
Presidente: Antônio Neto
Cores: Verde, Amarelo e Preto
Bairro: Cirolândia e Bela Vista
Símbolo: Tambor
Mestre de bateria: Antônio Neto
Escola de Samba Águia de Ouro e Clube Recreativo.
HISTÓRICO
Fundada em 15 de dezembro de 1988 no bairro Alto da Alegria, zona leste do município, os amigos George de Assis Nanan e esposa, Gurgel, e esposa, Ivan Queiroz, Luís Lemos, Doutor de Pito e Cícero de Rex vendo a necessidade do Bairro Alto da Alegria ter uma representação no carnaval de Barbalha para engrandecê – lo ainda mais, uniram – se e fundaram a Águia de Ouro. De início a agremiação seria chamada de Império do Alto da Alegria. A Escola de Samba ÁGUIA DE OURO, já conquistou dois títulos, sendo um pela LIESBA em 2002. Sua bateria é um dos destaques da agremiação, o que a levou já nos primeiros desfiles ao grau de grande. Sua cor predominante e o amarelo dourado. O Alto da Alegria comunidade que representa é apaixonado por sua escola a qual chama “Sol brilhante” Conquistou em 2016 Festival de Amostra de Escolas de Samba de Barbalha, sem, no entanto, poder computá-lo como título. O que se repetiu na votação popular em 2017. Em 2018 foi vice-campeã subindo no ranking, apesar da polêmica que a escola se envolveu, questionando a colocação. Com uma decisão histórica e unânime no Conselho Deliberativo da LIESBA, formado por todos os presidentes das escolas de samba de Barbalha, a Águia de Ouro, pela primeira vez não desfila e não compete pela liga. No ano de 2020 a escola retorna ao carnaval barbalhense homenageando o grandioso Ronaldo Angelim, artilheiro do flamengo.
Presidente: George de Assis
Bairro: Alto da Alegria
Símbolo: Águia
Cores: Vermelho e Amarelo
Carnavalesco: Welington
Mestre de bateria: Jacob
G.R.E.S. Grande Mocidade Independente dos Bairros Unido.
A Grêmio Recreativo Escola de Samba Grande Mocidade Independente dos Bairros Unidos ou simplesmente Mocidade, como é conhecida, é uma escola de Barbalha e desfila no grupo único do carnaval barbalhense. Possui 01 título.
HISTÓRICO
Fundada em 1987 a MOCIDADE INDEPENDENTE UNIDOS DA VILA, tem as cores vermelha preta e branca. A escola representa dois bairros, Santo Antonio e Bela. No ano 2001 teve como sede provisória o Bairro Cirolândia, época em que conquistou seu único título homenageando Clara Nunes tendo como Presidente Francisco Demontier dos Santos Vieira (Panticola) e Carnavalesco Washington Grangeiro. Em 2015 voltou a sede para o Bairro Santo Antonio. Seus principais fundadores foram Geraldo Doceiro e o mecânico Ronaldo Verício hoje residindo em Fortaleza. Eles foram os primeiros presidentes. Quem passou a presidência para Panticola foi Sanderval Alves. O nome da escola foi escolhido após pesquisa realizada de vários nomes, vencendo o de autoria do radialista Antonio Felix. Mocidade Independente Unidos da Vila. Na época de sua fundação chamava-se Escola de Samba Vilas Unidas e no ano de 2018 mudou seu nome para Grande Mocidade Independente dos Bairros Unidos.
Presidente: Eldon Cesário (Abacate)
Bairro: Vila Santo Antônio e Santo André
Cores: Vermelho e Branco
Símbolo: Pandeiro
Carnavalesco: Ronaldo Teixeira
Mestre de Bateria: Márcio
Gestão 2024
Presidente – Eldon Cesário
Vice – Francisco Demontiêr – Panticola
Tesoureira – Maria Flávia
Carnavalesca – Elisiana de Freitas
G.R.E.S. Unidos do Morro.
A Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Morro, ou Unidos do Morro, como é chamada em seu bairro, é uma escola de samba de Barbalha e desfila no grupo único. Com uma imensa torcida, a escola de samba Unidos do Morro, além de ter o maior número de títulos, possui também uma das maiores torcidas barbalhense em ritmo de carnaval, e a melhor e maior bateria do município. Hoje, sobre a presidência de Junior Nilo, a escola volta ao seu auge carnavalesco.
HISTÓRICO
O embrião da Unidos do Morro nasceu na casa de dona Antónia Clara, mãe de Lú pintor. Onde hoje é a traumatologia do São Vicente. Depois o bloco foi pra rua do Rosário, na casa de Carlos Ribeiro, em seguida para o Maguary, onde os donos eram flamenguistas e adotaram as cores vermelho e branco. Em 1963, por sorteio, foi oficializada as cores verde e branco. Primeiros componentes: Zé de Nêga, Tico de Alzira, Zé de Socó, Aluízio Claudino Nunes (Lú), Rolinha, Faniquim, Chico Gurema, Carlos de Zé Ribeiro, Chico de Alonso ( mestre-sala), Seu Né, Tulinho irmão de Faniquim, Antônio de Adão, António de Zé Ribeiro Zena, Fia, Fátima de Dionísio, Eunice (porta-bandeira) Telê, Assis de Nanã, Cazuza. Em 1963, o sapateiro barbalhense Faniquim retornou do Rio de Janeiro onde fora a trabalho e havia se encantado com as escolas de samba e o carnaval carioca. Ele, junto com outros amigos reuniu-se no bar de Dionisio, no Bairro do Rosário, e fundaram o bloco “Foliões do Maguary”, que mais tarde viria a dar origem a primeira Escola de Samba Barbalhense, a chamada UNIDOS DO MORRO, do bairro do Rosário. Famosa pela sua bateria e pelos títulos conquistados. Foi a primeira a utilizar a bateria mirim. É a maior campeã do carnaval de Barbalha com 6 títulos, sendo o último em 2018, quando levou as solteironas para a avenida. Em 2019 conquistou eu bicampeonato falando sobre a tradicional festa de Parintins. Em 2020 a Unidos do Morro conquista o tricampeonato falando sobre Fábio Carneirinho e se torna a primeira escola a ter 03 títulos seguidos.
Presidente: Júnior Nilo
Cores: Verde e Branco
Símbolo: Sol
Bairro: Rosário e Alto do Rosário
Carnavalesco: Josemilson e Elisiana
Mestre de Bateria: PC
Gestão 2024:
Kleber Erickson Fidelis Lourenço – Presidente
Salomão da Silva Veloso – Vice presidente
Nilo Jr da Costa Veloso – Diretor de Carnaval
Comissão Carnavalesca
Pertrousson Fidelis
Cristiane Veloso
Klarizila Vieira
Erico Pinheiro
Kelly Santos
Leonardo Araújo
Adriana Veloso
Cícero Sousa Santos.
G.R.E.S. Barbasamba
A Grêmio Recreativo Escola de Samba Barbasamba ou Barbasamba, é uma escola de samba da cidade de Barbalha, mas que não desfila desde 2005 pelo grupo único. É a segunda maior campeã do carnaval barbalhense com 4 títulos, perdendo apenas para a unidos do Morro, tendo seu último título em 1998.
HISTÓRICO
Foi fundada 31 de dezembro de 1976, onde um grupo de universitários Barbalhenses, que estudavam em Recife junto com foliões da terrinha, funda no centro da cidade a segunda Escola de Samba do município, a BARBASAMBA, A Rainha, como é conhecida, suas cores azul e branca. Escola que com suas fantasias, alegorias e adereços, se destaca como sendo a mais luxuosa por isso a alcunha de “Rainha”. É imbatível nesses quesitos. Tem 4 Títulos conquistados. Ainda não conquistou títulos pela LIESBA, ficando com o vice em 1999, 2001 e 2002 no comando do eterno presidente José Erivaldo Rocha de saudosa memória e da melhor carnavalesca barbalhense da história domina, Sarita Coelho. Em 2016 a “Rainha” azul e Branca completou 40 anos e não se apresentou no Festival de Escolas de Samba promovido pela LIESBA. Após o falecimento do eterno presidente José Erivaldo Rocha, Albert Einstein Freitas Noca “Tayne” assumiu a presidência. posteriormente Gilcimar Gonçalves o “Mamá”. Hoje Antonio Jucier Duarte é o presidente. A agremiação retorna ao carnaval em 2020, falando sobre Juazeiro do Norte, porém, teve problemas nas alegorias o que acarretou e prejudicou a agremiação.
Presidente: José Gilsimar Gonçalves (Mama)
Bairro: Centro
Cores: Azul e Branco
Símbolo: Coroa entre canaviais
Desfile: 1ª a desfilar – 19h00min
Posição de desfile:
G.R.E.S. Caprichosos do Bairro de Fátima.
A Grêmio Recreativo Escola de Samba Caprichosos do Bairro de Fátima ou Caprichosos, como é conhecida, foi uma escola de samba da cidade de Barbalha, que atualmente está inativa. Sua melhor colocação, foi um 3º lugar em 1993.
HISTÓRICO
Foi fundada em 1989, foi o ano do surgimento da “CAPRICHOSOS DO BAIRRO DE FÁTIMA”, chamada carinhosamente por seus adeptos, dirigentes e comunidade carnavalesca de “MANGUEIRA BARBALHENSE” por ostentar as cores verde e rosa, da mais tradicional escola de samba brasileira, Estação Primeira de Mangueira. Foi fundada por foliões dissidentes da Unidos do Morro e Barbasamba, capitaneados por Maria de Lourdes Gomes de Brito, a Bidé e outros carnavalescos de peso tais como: Sávio Menezes, Clécio Lavor, Genário Sampaio, Pedro Patrício Cirilo (Peixe) e outros. O nome CAPRICHOSOS DO BAIRRO DE FÁTIMA e as cores VERDE E ROSA, também foram de autoria do radialista Antonio Felix após votação. É uma das mais queridas da cidade, Mesmo sem nunca ter conquistado um título. Pela Liesba foram Três 5º lugares e um 4º. Recentemente nos deixou o seu eterno presidente Luciano Freitas o “Lulu”. Há vários carnavais a “Verde e Rosa” está fora dos desfiles pelas condições financeiras. O Atual presidente é Genário Araújo que apesar de esforços não consegue trazê-la de volta à passarela do samba.
Presidente: Luciano (Lulu) – In Memoriam
Bairro: Conjunto Nossa Senhora de Fátima
Símbolo: Tambor
Cores: Verde e Rosa
Inativa
Fonte: Liesba (webnode.com)