Nascido em 10 de outubro de 1906. Filho de Pedro Batista dos Santos e Maria Francisca de Sousa. Natural da cidade de Teixeira, na Paraíba.
Ainda na infância, iniciou no trabalho pesado, aprendendo a consertar motores e máquinas em geral. Em pouco tempo já era um autodidata da escola da vida, fruto da sua inteligência privilegiada. Um exímio engenheiro prático, capaz de solucionar problemas que os letrados não conseguiam. Mesmo assim, não possuía vaidades e sempre estava pronto para servir. Esse paraibano tornou-se cidadão honrado em Barbalha. Mestre Pedro, como era chamado por todos, era referência para todos os consertos dos maquinários da região do Cariri, inclusive os Engenhos. Em pouco tempo ficou conhecido como “o médico dos Engenhos! ” Homem de uma força física hercúlea; era sempre o preterido para os serviços e nunca se negava a fazê-los.
Com sua inteligência magistral e capacidade de observação; criou o guindaste com cabos de aço para levantamento do pau da bandeira, facilitando o hasteamento e diminuindo o risco de acidentes com os carregadores.
Mestre Pedro, sempre dedicado e com zelo, gostava de servir ao próximo. Era um benfeitor como poucos! Por diversas vezes serviu a saúde de Barbalha; com fabricação e manutenção de camas e macas para os hospitais da cidade. Não gostava do ócio. Quando não estava na sua oficina, estava vendo uma forma de fazer algo para alguém ou para alguma instituição.
Com uma trajetória de vida digna de aplausos, regada a muito trabalho, dedicação ao próximo e à família; Mestre Pedro nos deixou em 17 de outubro de 2004, aos 98 anos.
Deixou um legado incrível, de valores a serem seguidos pelas suas futuras gerações. Assim como deixou a todos os que o conheceu, um exemplo de homem justo, trabalhador e humano.
Crônicas, poesias e cordel foram escritos por pessoas que o conheceram, para exaltá-lo como um grande homem. Sua história de vida também ecoou além da região do Cariri, tomando dimensão nacional através de entrevistas que deu a rádios e à rede Globo, sobre sua trajetória e suas poesias.
Biografia escrita por Tânia Maria Batista Filgueira.
Pedro Batista Filho e sua esposa Cristina Batista Barros.
Sua antiga residência e oficina, localizada na Rua Pero Coelho.
Dr. Gilberto Batista Barros, com sua esposa Sra. Suzana Batista, e sua filha, diante do busto de seu saudoso pai.
Mestre Pedro ao lado de Santo Antonio com sua bisneta Marília.
Ebert, Magno e Vitor e a neta Camila, hoje acadêmica de medicina.