barbalhaesquecida.com.br
Origem: Distrito do Caldas.

Origem.

Segundo relatos de antigos moradores, o nome deveu-se ao antigo proprietário destas terras, o Sr. Antônio Emanuel de Caldas, antecessor do Sr. Daniel Cordeiro das Neves que fez a doação oficial das mesmas para a capelinha do Bom Jesus no ano de 1902, portanto, 118 anos (2020) atrás. Sendo, que anteriormente, mais precisamente em 1869 a capelinha do Bom Jesus dos Aflitos, que já existia nesta época, teve a visita do ilustre Padre Ibiapina.

Senhor Daniel, doador das terras para a construção da então capela do Bom Jesus, era muito rico e proprietário de muitas terras, muito religioso tinha um desejo profundo de um dia construir uma capela maior. Na sua concepção uma igreja iria ajudar os moradores aumentar sua fé, e nos momentos de aflição recorrerem a Deus. Ele era um homem de muito temor a Deus.

Percebe-se que o surgimento da comunidade da antiga Vila, hoje Distrito do Caldas, está vinculada a uma questão religiosa, que será preponderante em sua formação social e cultural.

Segundo Padre Ibiapina o nome Caldas é a forma sincopada do adjetivo feminino plural CÁLIDAS, qualificativo das águas tépidas, que dali brotam e dão origem ao rio Salamanca.

O dia 10 de marco de 1869, Padre Ibiapina deixando a cidade de Barbalha partiu para o Caldas para concluir seus objetivos. Então, resolveu que estava na hora de junto com o povo construir uma capelinha no Caldas de pedra junto a fonte.

Em 21 de marco de 1869, domingo de ramos, a capela ficou lotada de pessoas para a celebração litúrgica, que depois seguiram em procissão para benzer um cruzeiro levado para a fonte do Bom Jesus, onde foi erguido e daquele dia em diante todos comentavam sobre as bençãos  que o missionário  lançou sobre aquelas aguas cristalinas.

Esse é apenas um pequeno relato da importância do Padre Ibiapina para o povoado do Caldas, visto que era um homem respeitado, querido, educador e amigo.

Lei de criação do Distrito do Caldas

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é lei.jpg


Bom Jesus dos Aflitos – Padroeiro do Distrito do Caldas

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é padroeiro.jpg
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é procissao.jpg
Os festejos do Bom Jesus no distrito de Caldas são dos mais antigos celebrados no município de Barbalha. As primeiras atividades foram realizadas pelos católicos das famílias: Coelho, Daniel, Reluzentos, Sousa e Lima. As águas das fontes do Bom Jesus, tidas como medicinais, foram motivos para muitas visitas de caminheiros dos mais diversos pontos do Nordeste. Dada a grande visitação na aprazível localidade, se iniciou as orações em louvor ao santo, que mais tarde passou a ser em definitivo o padroeiro da comunidade.

No final de 2006, Monsenhor Eusébio de Oliveira retorna à cidade de Barbalha como Padre Emérito, e assumi a capela do Bom Jesus – Distrito do Caldas. Em 25 de dezembro de 2007, inaugura o novo altar, da citada capela, com algumas reformas internas, dando início a devoção a Santo Antônio de Santana Galvão, com festa anual.

Monsenhor Eusébio de Oliveira lima faleceu aos 91 anos, no dia 01 de julho de 2020, por volta das 19h no Hospital São Vicente de Paula em Barbalha.

Balneário do Caldas

História

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é caldas-11.jpg
Capela do Bom Jesus.
Em 1869, por ocasião de uma de suas missões de evangelização, o Padre Ibiapina em visita à capela do Bom Jesus dos Aflitos localizada nas terras do senhor Antônio Emanuel de Caldas, conhece a fonte do Bom Jesus nas proximidades do local. Por acreditar nas propriedades curativas das águas minerais, o padre passa a recomendar o banho e a ingestão destas aos fieis. A partir de então a fonte do Bom Jesus, na localidade de Caldas, passa a receber uma quantidade considerável de pessoas em busca de suas propriedades medicinais.

Com o passar dos anos foram surgindo casas e pontos comerciais no povoado. Uma nova igreja foi construída, assim como um cemitério e em 1946 fundou-se a Escola Rural do Caldas. Em 1958, por obra do DNOCS, foi construída a estrada que liga o povoado à cidade de Barbalha, sendo asfaltada em 1978. Sofreu nova intervenção do Governo do Estado do Ceará em 2011, passando a ser duplicada e sinalizada.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 118780120_3453955687998824_7521855957280447938_o.jpg
Balneário do Caldas.
Em 1973, por iniciativa do prefeito Fabriano Livônio Sampaio, foram adquiridas as terras nas quais se localizavam as fontes que, desde o século anterior, despertavam a atenção dos turistas. A construção da infra-estrutura necessária para ali fundar uma estância hidromineral teve início no ano seguinte. Em 02 de Março de 1975 foi inaugurado o Balneário do Caldas, tornando-se um dos mais visitados atrativos turísticos do interior do Ceará.
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é fonte.jpgFonte de João Coelho.
A estrutura do complexo conta com duas fontes naturais, os buracos (Bom Jesus e João Coêlho), recomendadas para a prática da balneoterapia. Segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, as águas destas fontes se classificam da seguinte maneira: “Águas minerais naturais e hipo-termais, enquadradas em tipos de águas medicinais.” As fontes se encontram a aproximadamente 760m de altitude e possuem uma vazão de,aproximadamente, 54 metros cúbicos por hora. A temperatura da água está em torno de 26°C e sua dureza em 0,028 g/l. O Balneário do Caldas é reconhecido pela lei estadual n° 3894 de 1957 como a única estância termo-mineral do Ceará.
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é jardim.jpg
Jardim Balneário do Caldas.
Além das fontes, o balneário possui piscinas de água parada e corrente, bicas e cachoeira. O local conta, ainda, com quadras esportivas, restaurantes, vestiários, ponto de primeiros socorros e diversos espaços para piqueniques e descanso.

INFRAESTUTURA

O Teleférico tem como objetivo interligar a Vila do Caldas ao Mirante do Cruzeiro de onde pode-se contemplar o Vale do Salamanca, Centro Histórico de Barbalha, além de permitir uma vista privilegiada da encosta da Chapada do Araripe.

Para além de representar um meio de transporte, a implantação do Teleférico do Caldas significará para a região a oportunidade de visualização da magnitude da Chapada do Araripe, permitindo a interação das pessoas com as funções ambientais das unidades de conservação e promovendo de forma direta ações de educação, proteção, preservação, conservação do bioma.

Hotel das Fontes

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é hotel.jpg
O Hotel das Fontes, fundado em 1976, completa a infraestrutura turística do complexo.

Balneário do Caldas.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é balneario-entrada.png
Balneário do Caldas é uma estância hidromineral pertencente à prefeitura BarbalhaCeará. Localiza-se na Chapada do Araripe, distrito de Caldas, na cidade de Barbalhaestado do Ceará.

Destino de milhares de turistas por ano, é responsável por boa parte da renda da cidade e possui, além de fontes e piscinas naturais de água mineral, um hotel de serra (Hotel das Fontes) compondo o complexo turístico Termas do Caldas.

HOMENAGEM.

https://youtu.be/69ZstZirm60

Musica em homenagem ao Caldas – Coroa do Cariri com Welignton Nogueira.

A Fonte do Caldas Antônio Marchet Callou

Pela estrada da Ibacip

Eu subo alegre a Araripe

Ao sopro da brisa franca

Visito a fonte do Caldas

Ela é a aorta das fraldas

Que faz verde o Salamanca.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é fonte.png
Fonte do Bom Jesus antigamente.
MURAL 2021.

Bibliografia

SARAIVA, S.C.; SARAIVA, L.M.S. Esboço Histórico do nosso Caldas. Barbalha – Ce, 2011.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Balne%C3%A1rio_do_Caldas

https://www.cearaenoticia.com.br/2016/05/teleferico-do-caldas-em-barbalha-sera.html

Divulgação: www.barbalhaesquecisa.home.blog

barbalhaesquecida.com.br