Em virtude de residir em zona rural e não poder oferecer, na época, instrução escolar, seu pai Manoel da Hora entregou o menino Benedito para que sua comadre Ritinha, que também era tia/madrinha do mesmo, e, que era muito ligada a ordem Salesiana em Juazeiro do Norte, se responsabilizasse por sua educação.
Seguindo os ensinamentos religiosos de sua madrinha, Benedito frequentou o Seminário Salesiano em Jaboatão dos Guararapes, no vizinho Estado do Pernambuco, onde concluiu o primeiro grau menor. De volta a Juazeiro, cursou o primeiro grau maior no Colégio Salesiano.
Benedito, desde cedo, revelou sua tendência para as artes de um modo em geral. A partir dos 14 anos de idade fez parte da banda de Música da cidade de Juazeiro, onde tocava Bombardino. Se dedicou também ao ramo da pintura de faixas e letreiros, isto ainda na adolescência.
Iniciou sua carreira de radialista ainda muito jovem, no serviço de alto falantes Cineton, tendo, em meados de abril de 1957, se transferido para a Radio Iracema de Juazeiro, após receber aprovação em curso para radio-ator, onde adotou o nome artístico de Maciel Silva. Na Rádio Iracema desenvolveu todo o seu potencial, tendo ali permanecido por mais de 30 anos, chegando à função de Diretor Artístico. Passando a fazer programas como “Radio Baile“, “Alma do Sertão“ e o inesquecível “Correio Sertanejo“, levado ao ar diariamente a partir das 14 horas. Durante mais de 10 anos, levou ao ar a tradicional “Seresta“ do Treze Atlético Juazeirense. Teve o privilégio de apresentar artistas de fama nacional tais como: Luiz Gonzaga, Agnaldo Timóteo, Carlos Galhardo, Antonio Marcos, Silvio Brito, Vanderleia, Nelson Goncalves, Roberto Muller, Claudia Barroso, Altemar Dutra, Fagner, Messias Holanda, entre outros. Testemunhou o início da carreira do nosso conterrâneo Alcimar Monteiro. Por algumas vezes foi homenageado com o Troféu Imprensa, recebeu o título de Sócio Honorário do Sindicato dos Radialistas e Publicitário do Ceará, foi membro da Câmara Junior de Juazeiro do Norte, concluiu o curso de técnico em contabilidade, foi professor da escola de Comercio Dr. Diniz, entre outras atividades.
Após a sua aposentadoria, teve a felicidade de integrar os quadros da Radio Cetama de Barbalha, logo que aqui chegou nos idos de 1989, com os programas “Roda de Samba“, “Domingo Romântico“, “Canções do Século“, sendo o seu programa – O Flagra, sucesso de audiência em toda a Região do Cariri.
Sempre amante da boa música, conseguiu reunir um acervo invejável de mais 1000 LPs de vinil, com o que há de melhor na Música Popular Brasileira.
Casado com Joaninha, são seus filhos: João Bosco, Marcelino, Maria Lucia, Marcos, Márcio, Márcia, Marconi e Júnior. Sua vida sempre foi marcada pelo espírito de união familiar, o que dever ser do conhecimento de todos.
Barbalha, Ceara, 23 de marco de 2005.
Autor: Marcelino
HOMENAGEM
O vereador Aurino Saraiva apresentou projeto de lei na Câmara municipal de Barbalha em que homenageia o radialista Benedito da Hora (Maciel Silva) com nome de rua no loteamento localizado às margens da Avenida Costa Cavalcante. Aurino destacou que Maciel Silva foi um exemplo de competência, ética e responsabilidade no meio radiofônico.