barbalhaesquecida.com.br
MACIEL SILVA (BENEDITO DA HORA).
MACIEL SILVA (BENEDITO DA HORA), nasceu em Juazeiro do Norte aos 06 de novembro de 1934, filho de Manoel Francisco da Hora e Joana Maciel de Jesus. Aos dois anos de idade ficou órfão de mãe. Tendo seu pai, mais conhecido como Manoel da Hora, transferido sua residência para Barbalha, onde fez inúmeros amigos e contraiu segunda núpcias, tendo nesta cidade nascido as suas irmãs Cícera, Maria e Anunciada.

Em virtude de residir em zona rural e não poder oferecer, na época, instrução escolar, seu pai Manoel da Hora entregou o menino Benedito para que sua comadre Ritinha, que também era tia/madrinha do mesmo, e,  que era muito ligada a ordem Salesiana em Juazeiro do Norte, se responsabilizasse  por sua educação.

Seguindo os ensinamentos religiosos de sua madrinha, Benedito frequentou o Seminário Salesiano em Jaboatão dos Guararapes, no vizinho Estado do Pernambuco, onde concluiu o primeiro grau menor. De volta a Juazeiro, cursou o primeiro grau maior no Colégio Salesiano.

Benedito, desde cedo, revelou sua tendência para as artes de um modo em geral. A partir dos 14 anos de idade fez parte da banda de Música da cidade de Juazeiro, onde tocava Bombardino. Se dedicou também ao ramo da pintura de faixas e letreiros, isto ainda na adolescência.

Iniciou sua carreira de radialista ainda muito jovem, no serviço de alto falantes Cineton, tendo, em meados de abril de 1957, se transferido para a Radio Iracema de Juazeiro, após receber aprovação em curso para radio-ator, onde adotou o nome artístico de Maciel Silva. Na Rádio Iracema desenvolveu todo o seu potencial, tendo ali permanecido por mais de 30 anos, chegando à função de Diretor Artístico. Passando a fazer programas como “Radio Baile“, “Alma do Sertão“ e o inesquecível “Correio Sertanejo“, levado ao ar diariamente a partir das 14 horas. Durante mais de 10 anos, levou ao ar a tradicional “Seresta“ do Treze Atlético Juazeirense. Teve o privilégio de apresentar artistas de fama nacional tais como: Luiz Gonzaga, Agnaldo Timóteo, Carlos Galhardo, Antonio Marcos, Silvio Brito, Vanderleia, Nelson Goncalves, Roberto Muller, Claudia Barroso, Altemar Dutra, Fagner, Messias Holanda, entre outros. Testemunhou o início da carreira do nosso conterrâneo Alcimar Monteiro. Por algumas vezes foi homenageado com o Troféu Imprensa, recebeu o título de Sócio Honorário do Sindicato dos Radialistas e Publicitário do Ceará, foi membro da Câmara Junior de Juazeiro do Norte, concluiu o curso de técnico em contabilidade, foi professor da escola de Comercio Dr. Diniz, entre outras atividades.

Após  a sua aposentadoria, teve a felicidade de integrar os quadros da Radio Cetama de Barbalha, logo que aqui chegou nos idos de 1989, com os programas “Roda de Samba“, “Domingo Romântico“, “Canções do Século“, sendo o seu programa – O Flagra, sucesso de audiência em toda a Região do Cariri.

Sempre amante da boa música, conseguiu reunir um acervo invejável de mais 1000 LPs de vinil, com o que há de melhor na Música Popular Brasileira.

Casado com Joaninha, são seus filhos: João Bosco, Marcelino, Maria Lucia, Marcos, Márcio, Márcia, Marconi e Júnior. Sua vida sempre foi marcada pelo espírito de união familiar, o que dever ser do conhecimento de todos.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é maciel-silva-3.jpg
Filhos.
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é maciel-silva-4.jpg
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é maciel-silva-2.jpg
Apesar de sua implacável deficiência visual, nunca se deixou abater diante de alguma ou outra dificuldade, sabendo sempre superá-la com o uso de uma memória primorosa e de um raciocínio sem par.

Barbalha, Ceara, 23 de marco de 2005.

Autor: Marcelino

HOMENAGEM

O vereador Aurino Saraiva apresentou projeto de lei na Câmara municipal de Barbalha em que homenageia o radialista Benedito da Hora (Maciel Silva) com nome de rua no loteamento localizado às margens da Avenida Costa Cavalcante. Aurino destacou que Maciel Silva foi um exemplo de competência, ética e responsabilidade no meio radiofônico.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 4e6793b7-1a88-4656-bcb6-f4904af2135d.jpg
Placa em homenagem a Maciel Silva.
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 965259_287439768067688_72103085_o.jpg
Joana Maciel e Marcelino.
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 1040490_287440018067663_750992728_o.jpg
 Esposa Joana Maciel de Jesus.
barbalhaesquecida.com.br