barbalhaesquecida.com.br
Biografia de Josefa Alves de Sousa
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 1.png

Josefa Alves de Sousa nasceu no dia 11 de agosto de 1890.

Josefa Alves de Sousa é natural da cidade de Barbalha, tendo nascido na zona rural, num lugar conhecido por Sítio Chapada. A mesma é filha do casal Reynaldo Alves de Sousa e Ana Maria da Conceição.

Aqui em Barbalha concluiu o curso primário e muito jovem, com apenas catorze anos (14) de idade viajou para cidade de Fortaleza afim de concluir os seus estudos na capital cearense. Longe do aconchego dos pais, a jovem Josefa Alves de Sousa precisou morar em pensionato. Mas todo esse esforço tinha um objetivo: colocar em prática o seu projeto de vida, que era concluir seus estudos e assim poder dar sua contribuição cívica para o crescimento de sua cidade.

Em novembro de 1910, com excelentes notas e Menções Honrosas, conclui o curso normal pedagógico.

Em 1912 foi nomeada professora oficial do Estado do Ceará, para servir no interior.

O início na função como professora aconteceu na cidade de Porteiras, depois na cidade de Campos Sales, e quando voltou para o município de Barbalha a mesma foi trabalhar no Sítio Brejão, fixando assim definitivamente residência na sua terra natal, para aqui poder desempenhar com amor e muita dedicação a profissão que escolhera para a sua vida, profissão esta que o tornaria bastante conhecida, respeitada e querida por todos que a conheciam e principalmente por quem teve a glória de ser aluna dela.

Josefa Alves de Sousa casou-se no ano de 1916 com um cidadão de nome Cláudio Álvares Couto que residia na cidade de Jardim. Os mesmos sabendo que poderiam fazer muito por essa cidade optaram por desfrutar das maravilhas contidas nas Terras dos Verdes Canaviais que constantemente receberam as bençãos de Santo Antonio, e resolve o casal fixar residência aqui em Barbalha.

Desta harmoniosa união tiveram (06) seis filhos, são eles: Maria Zuila Couto Gondim, Maria Zaira Couto Costa, Maria Zila Couto, Maria Zulmar Couto Falcão, Teresinha de Jesus Couto Duarte e Silvano.

Em 1923 Josefa Alves de Sousa foi convidada para trabalhar no Grupo Escolar de Barbalha, atualmente a Escola de Ensino Fundamental Senador Martiniano de Alencar, onde foi nomeada Diretora interina e depois de caráter efetivo. Exerceu esta função até o ano de 1955, quando requereu sua aposentadoria.

Com lucidez viveu até o ano de 1981. E no dia 03 de agosto do citado ano, com 91 anos de idade, deu seu último adeus aos familiares, aos amigos, aos seus ex-alunos, e Barbalha se despede de uma de suas grandes educadoras.

Josefa Alves de Sousa, por seu dinamismo e por seus ensinamentos, ainda hoje é lembrada com saudadepor quem a conheceu. Esta história está sendo repassada de geração em geração, devendo a mesmo ser imortalizada nos corredores da história de Barbalha.

Hoje, dá nome a uma das maiores escolas municipais de Barbalha, E.T. I. Josefa Alves de Sousa.

A ESCOLA QUE RECEBE O SEU NOME.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 0.png

Angela Saraiva Coelho Santos.

Diretora Administrativa 

Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina dos Santos Vieira, Nara Larisse de Sousa Vieira, Veronica Maria Quental de Lacerda.

Supervisoras: Maria Lígia Furtado de Freitas, Maria do Socorro Costa.

Ana Cristina dos Santos Vieira – Coordenadora.

Veronica Maria Quental de Lacerda – Coordenadora.

Nara Larisse de Sousa Vieira – Coordenadora.

Maria Lígia Furtado de Freitas – Supervisora.

Maria do Socorro Costa – Supervisora.

Personalidades que prestaram serviço como diretor(a) da escola:

Maria Jacqueline Filgueira de Sá Barreto (primeira diretora 1999)

Maria Ivoneide Nogueira Novais

Francisco Pereira de Lira

Eliane Macêdo Gondim

Marcos Rondinelli Rodrigues Sá

Arlan Érick dos Santos

Elionardo de Lima

Edilene Maria Garcia

Antonio Ribamar Teixeira

Cácia de Sousa Sá Lima

Fátima Grangeiro Teles Filgueiras

Feliciana Alves de Sousa

Janaína Anesia Nogueira do Nascimento e Silva.

Angela Saraiva Coelho Santos.

ESTRUTURA FÍSICA

Entrada da escola.
 
O ambiente escolar – como um espaço público no qual grande parte de nossas crianças e jovens passam seu tempo – é um dos lugares que permitem exercitar tal convívio. A estrutura física da escola, assim como sua organização, manutenção e segurança, revela muito sobre a vida que ali se desenvolve.

PROJETOS EM DESTAQUE.

PAU DA BANDEIRA MIRIM.

Desenvolvemos projetos, entre eles podemos citar:

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 9.jpg

Pau da Bandeira Mirim.

O Pau da Bandeira Mirim (desde 2006), com o objetivo de mobilizar os alunos da Escola em Tempo Integral Josefa Alves de Sousa e escola parceiras a participarem de forma consciente das solenidades dos festejos do Pau da Bandeira, cuja filosofia requer nosso olhar, nossa mente e as nossas ações para um estudo mais detalhado das nossas raízes e tradições.

HITÓRICO DA ESCOLA

A Escola Josefa Alves de Sousa, atualmente, E.T. I. JOSEFA ALVES DE SOUSA, está localizada a Rua Zuca Sampaio S/N, Bairro – Vila Santo Antonio, Barbalha Ceará. Foi criada pela Lei 1.357/98, de 10 de agosto de 1988 e inaugurada em 17 de agosto de 1999. Era então Prefeito municipal o senhor Dr. Antonio Inaldo de Sá Barreto.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 16.jpg

A E.T.I. JOSEFA ALVES DE SOUSA, é uma Instituição pública, com 26 anos de tradição (2025), tem uma estrutura pedagógica bastante sólida e interdisciplinar… Nosso quadro de funcionários é composto de 125 profissionais qualificados e preocupados com as constantes transformações na educação. Desenvolve uma proposta pedagógica voltada ao aluno e suas reais necessidades para o presente, preparando-o para o futuro.

A Escola trabalha em regime de tempo integral com 500 alunos (Ensino Fundamental I – 1°ano ao 5°ano e Ensino Fundamental II – 6°ano). Possuí a seguinte estrutura: Sala de visitas; sala da coordenação; um pátio amplo; uma secretaria; uma diretoria; uma sala para os professores com banheiro; uma biblioteca; almoxarifado;19 salas de aulas; sala de informática, banheiros adaptados para cadeirantes; uma cozinha com refeitório; um depósito para merenda.

Situada numa área mais carente, representa um marco para o avanço da educação, uma vez que ela beneficia a população estudantil, carente de saber.

A Escola traz benefícios a centenas de crianças que com certeza encontram aqui oportunidades para estudarem e saírem da marginalização que rondam os bairros periféricos. A denominação de Josefa Alves de Sousa deveu-se a uma homenagem a grande educadora que Barbalha já teve: Dona Josefa Alves primeira professora a possuir o magistério.

Sua inauguração aconteceu exatamente no dia do município, 17 de agosto de 1999. Era Governador do Estado, o Dr. Tasso Ribeiro Jereissati; Secretário de Educação do Estado, o professor Antenor Manoel Naspoline; Prefeito Municipal, Dr Antonio Inaldo de Sá Barreto; Secretária de Educação do Município, Désirré de Sá Barreto Diáz Gino.

Hoje a escola em apreço serve às crianças em tempo integral. As gerações atuais não podem, portanto, ignorar e muito menos menosprezar o trabalho dos que lutaram por este patrimônio.

Essa escola trabalha com inclusão Social, é também pioneira por possuir rampa de acesso para portadores de necessidades especiais, possui uma interação ativa entre escola e comunidade.

O Núcleo Gestor e o corpo docente desta escola merecem destaques pelo esforço que está empenhado com o brilhante trabalho, oferecendo um ensino de qualidade às crianças de nossa terra.

Data de aniversário da escola – 17 de agosto de 2025 – 26 anos de fundação.

GESTÃO À VISTA.

VISÃO

Ser um espaço de aprendizagem, voltado à formação integral e inovação pedagógica, com profissionais de alto desempenho para o desenvolvimento do potencial de todos os alunos e de cada um. Ser reconhecida como uma escola nota dez pela comunidade escolar, por proporcionar um ensino de qualidade.

MISSÃO

Atender cada aluno na sua individualidade, oportunizando bases para seu desenvolvimento cognitivo, afetivo-físico-social; proporcionar uma educação reflexiva e significativa para formar cidadãos competentes para atuar em seus diferentes convívios sociais; agir com responsabilidade social e ambiental, gerando valores para nossos alunos, familiares e colaboradores.

VALORES

Amor em um mundo violento e indiferente.

Justiça – frente as injustiças e exclusão social.

Paz – em combate a violência.

Honestidade – frente a corrupção.

Solidariedade – em oposição ao individualismo.

Respeito a comunidade escolar e colaboradores.

Relação interpessoais e trabalho coletivo.

Respeito ao ambiente, acordos coletivos e normas e sociais.

Auto respeito.

Responsabilidade social.

Inovação, autonomia e criatividade.

Edição – Barbalha – julho – 2020.

Colaboração: professor Antonio Reginaldo Landim

barbalhaesquecida.com.br