barbalhaesquecida.com.br

 

Editar post

IGREJA MATRIZ DE BARBALHA

Igreja Matriz de Santo Antonio

Igreja Matriz de Santo Antonio

Uma das Igrejas mais belas da região do Cariri, a Igreja Matriz de Barbalha ou Igreja Matriz de Santo Antônio é o palco principal da Festa de Santo Antônio. A Igreja também é uma das atrações do Centro Histórico de Barbalha, atraindo visitantes em todas as épocas do ano.

Além de reunir traços religiosos da região do Cariri, a Igreja, principal paróquia de Barbalha, possui uma beleza arquitetônica notável. A Igreja está localizada na Rua da Matriz e ao seu lado encontra-se hasteado o famoso Pau da Bandeira, representando o tradicional evento que ocorre todos os anos na cidade.

Arredores da Igreja Matriz de Santo Antônio na década de 1940, em Barbalha.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é normal_20190414075037_5577_capa-1.jpg
Segundo Henrique Lopes, os alicerces da capela de Santo Antonio formam feitos em 1785 e sua construção levou cinco anos. Ele assegura ainda que sua fundação data de 1760. A capela de Santo Antonio somente passou a ser Paróquia em 30 de agosto de 1838. O primeiro Pároco foi o Padre Pedro José de Castro e Silva. Erguida na colina mais alta às margens do riacho Salamanca, a Igreja de Santo Antônio era representação de poder, fé e organização para a antiga “Freguesia”. Na época de sua construção, pouco existia no distrito e ali seria determinado seu centro pelo capitão Francisco Magalhães Barreto e Sá e sua esposa dona Maria Polucena de Abreu e Lima.

Devoção – 1778

Fundação – 1790  –  2017-1778=239 anos de devoção.

“Foi nos arredores da capelinha de Santo Antonio, uma área de muitas riquezas naturais que começou  a desenvolver-se o povoado de Barbalha“

René Grangeiro

“Francisco Magalhães Barreto e Sá construiu uma capela em louvor a “Santo Antonio“ e foi inaugurada em 23 de dezembro de 1790. Em torno dela Barbalha nasceu e cresceu“

Dr. Napoleão Tavares Neves

De lá para cá, a paisagem urbana de Barbalha mudou drasticamente. A Igreja foi fotografada pelo artista plástico e restaurador João José Rescala, (especula-se que) em 1946, para o inventário arquitetônico do Ceará à serviço do antigo SPHAN.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é meio_20190414074643.jpg
Foto: Naira Filgueira.
Das poucas edificações ao redor do centro de Barbalha, a fotografia guarda a Igreja neoclássica (que já aparece reformada) como representação da devoção e influência da elite barbalhense na vida urbana. Anos mais tarde seria expandida para acomodar o número crescente de fiéis católicos.

Guardando o Casarão Hotel, a casa dos padres e diversas outras edificações tombadas no Centro Histórico, a Rua da Matriz  também recebe o maior evento religioso da região, a Festa de Santo Antônio, quando é escolhido, carregado e hasteado o tradicional Pau da Bandeira, patrimônio imaterial do Brasil e do Ceará.

A Igreja da Matriz possui 2.400 m², com piso original do Império, mesclando detalhes originais e reformados. Em seu interior, exibe imagens francesas e a figura maior do padroeiro Santo Antônio. Em 2014, passou por sua última grande reforma.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é meio_20190414074755.jpg
Foto: Alana Soares.
Atualmente(2020) tem como Pároco Padre Cícero Leandro Cavalcante e Vigários Padre Carlos Aguiar e Padre Emanoel Alexandre Dias.
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é pc3a1roco.jpg
Pároco Padre Cícero Leandro.
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é vigario-1.jpg
Vigário Padre Emanoel Alexandre Dias.
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é vigario-2.jpg
Vigário Padre Carlos Aguiar.
https//:www.radiotempo.com.br/arredores-da-igreja-matriz-de-santo-antonio-na-decada-de-1940-em-barbalha/

Em agosto de 2020 a Igreja Matriz passou por reformas. Portanto, Hoje dia 30 de agosto de 2020 – 182 anos de paróquia de Santo Antonio – 30 de agosto de 1838.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é igreja-matriz-1.png

barbalhaesquecida.com.br