barbalhaesquecida.com.br
FRANCISCO RENÉ GRANGEIRO.
Nasceu em Barbalha em 26 de maio de 1926. Filho de MARIA DE BRITO e FRANCISCO LUSTOSA GRANGEIRO. Historiador popular e o maior genealogista (Estudo que tem por objeto a pesquisa da origem e da filiação das famílias) de nossa cidade, de memória fotográfica, o grande contador de casos, uma enciclopédia ambulante social e política.
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é imagem1.png
Nosso saudoso René Grangeiro (in memoriam) no alto do leitão.
Sabia exatamente tudo sobre BARBALHA, desde a política, a Genealogia, a vida social, histórico e até folclórico. Com certeza, ninguém sabia amar BARBALHA mais do que RENÉ. Detentor de uma inteligência privilegiada. Era um computador humano. Foi funcionário público municipal, admitido, no dia 02 de janeiro de 1953, como zelador da praça ENGENHEIRO DÓRIA e passou por outras funções, como cobrador de impostos, topógrafo, avaliador fiscal, escriturário e corretor. Aposentou-se como funcionário público estatutário.
Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 12514071_767441236734203_3726440277044169951_o.jpg
Casou-se com DONA EDWIRGENS LOPES GRANGEIRO, no dia 24 de agosto de 1958 com a qual teve nove filhos: Maria do Socorro Lopes Grangeiro  ,Ricardo Lopes Grangeiro(In memoriam) , Tânia Maria Lopes Grangeiro, Adriano Lopes Grangeiro, Mário Lopes Grangeiro, Euzébio  Lopes Grangeiro(In memoriam), Luiz Lopes Grangeiro, Renato Lopes Grangeiro e Lucia Maria  Lopes Grangeiro.. Faleceu no dia 22 de janeiro de 2007, a Barbalha perdeu quem melhor soube nos levar ao passado, narrando os fatos com precisão, alegria e muita graça.

HOMENAGEM

Hoje em sua homenagem recebe o nome de uma rua localizada na antiga T – 23 – Bairro Santo André. Barbalha Ceará.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é placa.png

Lançamento do Cordel: René de Prosa e Nós de Versos.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é dsc02232.jpg
Francisco de Assis de Sousa.
A Biblioteca Pública Municipal de Barbalha, Padre Agostinho Mascarenhas, se tornou pequena na noite de 25 de novembro de 2011 por ocasião do lançamento do Cordel: René de Prosa e Nós de Versos, do poeta barbalhense Francisco de Assis de Sousa, Tiquinho. O cordel trata de uma justa homenagem ao grande René, que durante sua vida foi uma das pessoas emblemáticas da cultura barbalhense. Historiador nato, Francisco René Grangeiro tinha a sua maneira de contar os causos e as verdades acontecidas em nossa cidade. René nos deu verdadeiros exemplos do que é ser um cidadão barbalhense. O Pai, o homem, o servidor público, o historiador, o barbalhense René é, um daqueles que merecem ostentar o título de Filho Ilustre. E o poeta Francisco de Assis Sousa, da Sociedade dos Poetas de Barbalha acertou em cheio quando decidiu colocar René nos anais da nossa história através da literatura de cordel. Estiverem presentes ao evento o Professor Eugenio Dantas, presidente da Academia dos Cordelistas do Crato, os Poetas: Luciano Carneiro, Zé Joel, Tico Bento, Liberato Vieira, Pirajá, Antonio Hildegardes Ferreira, Soneca e a poetisa Mana. A família de René prestigiou o lançamento do Cordel e o Projeto Sobrado Senzala Cultural esteve representado por Francisco Demontiêr dos Santos Vieira, Panticola, Presidente da Sociedade Artística e Cultural Engenho Velho.

 

René, Dr. Napoleão e Pedro Brito

Fontes:

Histórico publicano na placa de Rua em sua homenagem.

https://balaioculturalpanticola.blogspot.com/2011/11/poeta-barbalhense-lanca-cordel-sobre.html

barbalhaesquecida.com.br