Filho de Melquiades da Costa Veloso e Raimunda Francisca da Conceição.
Começou a trabalhar aos 13 anos de idade para ajudar com as despesas da família. Na ocasião foi consertar o motor do gerador do cinema Odeon que estava sem funcionar, o qual resultou em um acidente onde perdeu seu braço direito. Mas, mesmo criança, conseguiu superar e se fortaleceu mais ainda.
Com o decorrer dos anos, aprendeu o conserto de máquinas e motores.
Aos 16 anos, ainda muito jovem já dominava o conserto de máquinas, inclusive de costura.
Tempos depois conheceu Socorro Souza, uma linda moça o qual se Apaixonou de imediato. Amor à primeira vista.
Por muitos anos, a Oficina São Francisco fez parceria com o Senai para ensinar os jovens aprendizes ao manuseio dos tornos mecânicos e consequentemente inseri-los no mercado de trabalho, onde muitos garotos que tiveram o aprendizado na Oficina, hoje são profissionais muito conceituados na área Metalúrgica.
Com o desenvolvimento de Barbalha e a chegada das indústrias, prestou serviços de metalúrgica às grandes indústrias como: Ibacip, Cecasa, Usina Manoel Costa Filho. Prestou Serviços desde a inauguração do Hospital São Vicente de Paulo, como também serviços de metalúrgica do Hospital Santo Antônio.
Durante muitos anos foi vicentino onde coordenava um trabalho social com a Igreja para os mais necessitados e de baixa renda.
Ademar de Souza, um Cidadão que sempre se destacou pela qualidade do seu trabalho e na Excelência de sua prestação de serviços e pelo espírito de companheirismo. Colaborou intensamente para a concretização dos projetos das instituições.
RECORDANDO.
É um exemplo a ser seguido por muitos, pois contribuiu com elevado destaque para o desenvolvimento social e industrial de Barbalha.