Filho de Melquiades da Costa Veloso e Raimunda Francisca da Conceição.
Começou a trabalhar aos 13 anos de idade para ajudar com as despesas da família. Na ocasião foi consertar o motor do gerador do cinema Odeon que estava sem funcionar, o qual resultou em um acidente onde perdeu seu braço direito. Mas, mesmo criança, conseguiu superar e se fortaleceu mais ainda.
Com o decorrer dos anos, aprendeu o conserto de máquinas e motores.
Aos 16 anos, ainda muito jovem já dominava o conserto de máquinas, inclusive de costura.
Tempos depois conheceu Socorro Souza, uma linda moça o qual se Apaixonou de imediato. Amor à primeira vista.
Ademar de Souza e sua esposa Socorro Souza.
Em 17/03/1949 se casou com Socorro Souza onde construíram uma linda Família e desta União tiveram 08 Filhos: Francisco Uilson de Souza (in memoriam), Luzi Souza, Uilany de Souza, Eliane de Souza, Washington Souza (in memoriam), Maria de Fátima, Martha Maria, Antônio Adhemar.
Oficina São Francisco.
Casa de peças Bom Jesus.
Em 04/10/ 1953 fundou a Oficina São Francisco onde durante anos prestou serviços a vários engenhos, serviços de tratores, motores, a gasolina, óleo diesel e a vapor, em funcionamento até os dias atuais. E a casa de pecas Bom Jesus Administrada por Socorro Souza, atualmente desativada.
Por muitos anos, a Oficina São Francisco fez parceria com o Senai para ensinar os jovens aprendizes ao manuseio dos tornos mecânicos e consequentemente inseri-los no mercado de trabalho, onde muitos garotos que tiveram o aprendizado na Oficina, hoje são profissionais muito conceituados na área Metalúrgica.
Com o desenvolvimento de Barbalha e a chegada das indústrias, prestou serviços de metalúrgica às grandes indústrias como: Ibacip, Cecasa, Usina Manoel Costa Filho. Prestou Serviços desde a inauguração do Hospital São Vicente de Paulo, como também serviços de metalúrgica do Hospital Santo Antônio.
Em 1962 juntamente com alguns amigos foi um dos Sócios Fundadores da Escola de Samba Unidos do Morro, cuja escola recebeu vários Títulos e até hoje é Destaque no Carnaval de Barbalha.
Durante muitos anos foi vicentino onde coordenava um trabalho social com a Igreja para os mais necessitados e de baixa renda.
Sempre teve muita atenção com os mais pobres, através do Círculo Operário de Barbalha, onde foi Vice Presidente por 39 Anos. Sempre trabalhando em prol das pessoas necessitadas.
Foi um dos fundadores do Rotary Clube de Barbalha e sempre esteve à frente da Diretoria. E quando foi Presidente teve uma administração exemplar juntamente com sua esposa Socorro Souza à frente da Casa da Amizade, as quais foram feitas várias ações em prol de crianças carentes, Dia das Mães com distribuição de presentes, Dia do Idoso onde eram distribuídos alimentos e cobertores. Colaborou para a Fundação do AA (Alcoólicos Anônimos) de Barbalha em que se destacou na prevenção de Jovens e Adultos da dependência Alcoólica.
Participação no levantamento do Pau da Bandeira.
Na área Social de Cultura e fé sempre esteve à frente dos Festejos do Pau da Bandeira e coordenou durante muitos anos os cabos de aço e tesouras para o Hasteamento do Pau da Bandeira.
Durante muitos anos foi o Notário dos Mecânicos na festa de Santo Antônio. Com participação ativa na procissão de Santo Antonio.
Ademar de Souza, um Cidadão que sempre se destacou pela qualidade do seu trabalho e na Excelência de sua prestação de serviços e pelo espírito de companheirismo. Colaborou intensamente para a concretização dos projetos das instituições.
50 anos de casado – Bodas de Ouro.
70 anos de união – Bodas de Vinho.
Do Casamento com Socorro Souza este ano (2020) completaram 71 Anos de União. Durante todos esses Anos construíram um lar onde sempre prevaleceram o Amor, a Compreensão, e o Companheirismo. Comemorou Bodas de ouro em março 1999.
A família hoje.
Uma Abençoada família com 08 filhos (02 in memoriam) 15 Netos e 08 Bisnetos.
RECORDANDO.
Apesar de sua deficiência foi um excelente motorista com um só braço.
Participava de atividade esportiva com os amigos como goleiro com apenas o braço esquerdo.
É um exemplo a ser seguido por muitos, pois contribuiu com elevado destaque para o desenvolvimento social e industrial de Barbalha.