Doadoras da Bandeira de Santo Antonio.
Já é uma tradição que vem de longas datas a doação das bandeiras do pau, para a Paróquia de Santo Antonio de Barbalha durante suas festividades religiosas.
As senhoras que ao longo dos anos fizeram com dedicação e carinho as bandeiras ficaram conhecidas como “doadoras das bandeiras”.
Foram várias senhoras que doaram as bandeiras, elas eram confeccionadas em tecido e a imagem de Santo Antonio era de papel colado ao tecido.
Foram doadoras das Bandeiras de Santo Antonio: Carlota Sampaio, Estelita de Freitas, Maroquinha Duarte, Lídia Duarte Távora, Maria Feitosa e Lurdes Luna.
Em 1999 quando Sandra alcançou uma graça, ao pedir pela interseção de Santo Antonio e ter sido atendida, ela procurou a doadora que na época era Lurdes Luna e as duas fizeram uma parceria, Dona Lurdes doaria o tecido e a confecção da bandeira e Sandra faria a pintura artística da mesma e as duas seriam as “doadoras da bandeira”, que a partir dessa data passaram a ter uma conotação artística e seriam preservadas e conservadas por Sandra.
O Santo Antonio pintado na bandeira foi o mesmo do ano de 1999, ano em que comecei a pintar e doar as bandeiras para a paróquia de Santo Antonio de Barbalha. Ela é bem maior que a primeira bandeira, pintei Santo Antonio dentro de um oratório e nos arabescos do mesmo colei pedrarias de diversas cores. Costumo brincar dizendo que Santo Antonio gostou muito de sua bandeira pois ao descer do pau ela estava conservada e perfeita, parecia que nem tinha passado dez meses recebendo sol e chuva
Histórico de Sandra Valéria Costa Silva
Sandra Valéria Costa Silva, natural de Fortaleza – CE, nasceu no dia do folclore, 22 de agosto, filha de Edson Moreira Costa e Maria Elenice Amorim Costa. Ainda adolescente casou-se com o professor Antônio Sobral e foi morar em Salvador – BA, onde residiu por oito anos. Ao voltar para o Ceará residiu em Mauriti – CE, por quatro anos, depois resolveu fixar residência em Barbalha – CE, onde reside até hoje.
Professora formada na área de letras e pós-graduada, lecionou durante muitos anos na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra, em Barbalha – CE, onde ministrou aulas na área de Português, Literatura e Inglês, até se aposentar.
Sandra herdou de sua genitora “Dona Nicinha” o dom da pintura e do desenho, incentivada por sua mãe, ainda menina entrou para a escolinha de arte “Antonio Bandeira” e teve como professora Dona Mundica Barbosa, que também foi professora de sua mãe e do famoso pintor Cearense Antonio Bandeira a quem resolveu homenagear dando o seu nome a sua Escolinha de Arte.
Atualmente, ela exerce a profissão de arte plástica e tem um ateliê de pintura no Solar Maria Olímpia em frente ao “Calçadão ou Praça Filgueira Sampaio.
No seu ateliê trabalha nas artes plásticas em:
- Restauração de imagens sacras(santos);
- Pintura de bandeiras de santos;
- Pintura em tecido nas mais diversificadas técnicas: estamparia, pintura porcelanizada, pintura em seda e fraldas;
- Pinturas em telas;
- Pratos decorativos para parede(flores e frutas);
- Pratos de louças com fotos pessoais;
- Pintura em caixas de M.D.F
Depois e alcançar uma graça com Santo Antonio em 1999, Sandra procurou a doadora da bandeira que na época era Dona Lourdes Luna e as duas ficaram como doadoras, Dona Lourdes doaria o tecido e a confecção da bandeira e Sandra faria a pintura artística da mesma, à partir dessa data as bandeiras passaram a ter uma conotação artística e seriam conservadas e preservadas com muita devoção, carinho e amor.